crédito: Facebook oficial FC Barcelona |
"Sinto falta de Cristiano. Embora tenha sido um pouco difícil vê-lo vencendo troféus, ele deu prestígio para a Liga".
A frase acima é de Lionel Messi em entrevista à rádio argentina Club Octubre FM 94.7, onde o craque do Barcelona afirma sentir falta de seu maior adversário na liga espanhola nos últimos nove anos.
Depois de conquistar quatro títulos da Liga dos Campeões da Europa pelo Real Madrid, em cinco anos, o português Cristiano Ronaldo, dono de cinco Bolas de Ouro, se transferiu para a Juventus, da Itália, em julho do ano passado. Mas continua a todo vapor. Há três semanas, o gajo foi novamente protagonista e fez os três gols da Juventus na vitória por 3 x 0 sobre o Atlético de Madrid, em jogo que classificou sua equipe para as quartas de final da Liga dos Campeões.
O tamanho do respeito de Messi por Cristiano é tão grande a ponto de o argentino declarar que "a Juventus é uma ótima candidata a vencer a Champions League desde a chegada de Cristiano, e a partida contra o Atletico deve ter dado muita confiança à equipe".
Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são dois dos melhores jogadores do planeta e dividem todas as atenções do mundo da bola na atualidade. O argentino tem plena consciência da importância de ambos ao fazer uma lista daqueles que considera os melhores que estão hoje dentro de campo. Ele cita Neymar, Mbappé, Hazard, Suárez e Aguero. Mas completa: "Não mencionei Cristiano porque o coloco fora da lista junto comigo".
crédito: Facebook oficial Juventus
A saudade, ao que parece, é recíproca. Cristiano diz não sentir falta de nada dentro da Juventus. Mesmo assim, em dezembro do ano passado, o português propôs uma espécie de "desafio" a Messi: que ele também jogasse no futebol italiano.
"Joguei na Inglaterra, Espanha, Itália, Portugal, na seleção, enquanto ele (Messi) ainda está na Espanha. Talvez ele precise mais de mim (...) Eu gostaria que ele viesse para Itália um dia, como eu. Que ele aceitasse o desafio (...) É um jogador fantástico, mas não sinto falta de nada. Esta é minha nova vida e estou feliz", declarou Cristiano na época em entrevista aos jornais La Gazzetta Dello Sport e Corriere Dello Sport.
Cerca de duas semanas depois, em entrevista ao jornal espanhol Marca, Lionel Messi rebateu: "Não necessito de nenhuma mudança, estou na melhor equipa do Mundo. Os meus objetivos renovam-se de ano para ano. Não preciso mudar de equipe ou de liga para fixar as minhas metas. Estou na minha casa, no melhor clube do Mundo e não tenho necessidade de mudar".
Sem Cristiano Ronaldo como oponente, Messi teve atuação discreta nos dois clássicos diante do arqui-rival Real Madrid na atual temporada. O jogador argentino não fez nenhum gol nos dois duelos. A última vez que Messi não balançou as redes contra o rival foi na temporada de 2015-2016. Por outro lado, a falta de Cristiano para o time de Madrid parece ser notória. Nos dois jogos, ambos disputados em pleno Santiago Bernabéu, os catalães conseguiram um placar agregado de 7 x 0. Algo talvez inimaginável quando havia a presença do português em campo. Sem ele, parece que o Barcelona sentiu-se bastante a vontade jogando no estádio merengue.
Adriano Oliveira