domingo, 4 de dezembro de 2011

MORRE O DOUTOR SÓCRATES, ÍDOLO DA MINHA GERAÇÃO


O futebol está de luto. Morre aos 57 anos o doutor Sócrates. Um dos maiores jogadores que eu vi jogar. Gênio da bola, politizado, cidadão do bem. Sempre crítico nas entrevistas, sempre imparcial ao falar de futebol, sempre a favor dos boleiros. Sócrates vive na minha lembrança especialmente pela Copa do Mundo de 1982. Como era bonito vê-lo jogar ao lado de Junior, Zico, Eder, Falcão e Serginho. Seus passes precisos, seus lançamentos certeiros, seus toques de calcanhar que foram sua marca registrada. E a sua comemoração depois dos gols? Braço levantado, caminhando, seu sorriso emblemático. Sócrates era patriota. Foi líder da famosa "Democracia Corintiana" no começo dos anos 80. Subiu em palanque para promover a campanha das "Diretas Já!". Sócrates foi um ícone de sua geração no futebol. Um ídolo de quem gosta de futebol. Me lembro de um jogo em que fui assistir entre Santos x Portuguesa, não sei bem se em 1988 ou 1989, disputado no Canindé, ele com a camisa santista, fez um gol de pênalti e saiu comemorando com seu jeito característico, tremulando as mãos com os braços abertos. Sócrates teve uma incansável luta pela vida em sua fase final na Terra. Não resistiu à terceira internação por problemas intestinais nos últimos 4 meses e faleceu na madrugada de domingo 04/12. Tinha problemas com alcoolismo e disse certa vez que "não era dependente químico do álcool, mas tinha a bebida como parceira".
Sou telespectador assíduo do programa "Cartão Verde", da TV Cultura, um dos melhores e mais antigos do gênero na televisão brasileira. E tenho certeza de que agora em diante o programa vai ficar menos inteligente sem a sua presença.
Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira, ou simplesmente Dr. Sócrates. Um dos maiores craques que eu tive a felicidade de ver jogar. Descanse em paz.

Nenhum comentário: