terça-feira, 29 de maio de 2012

FRASE

" - Em nenhum momento pensei em sair. Lutei bastante na minha carreira para estar em um time grande. Independentemente de qualquer situação, difícil ou fácil, teria que passar por cima. Daqui, tenho que almejar coisa melhor."
(Paulo Miranda, zagueiro do São Paulo, sobre seu momento delicado no time do Morumbi).
Detalhe: Paulo Miranda era jogador do Palmeiras e está há 6 meses no São Paulo.

domingo, 27 de maio de 2012

FRASE

" - O Flamengo não paga meu irmão, não vou pagar também."
(Assis, irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, ao tentar retirar sem pagar 60 peças da loja oficial do clube na sede do Flamengo).

FRASE

" - Tive a chance, escolhi a melhor opção na hora, tirei bem, mas o goleiro deu um toquinho na bola e acabou salvando o jogo."
(Diego Souza, meia do Vasco, sobre o gol perdido no jogo contra o Corinthians que eliminou seu time da Copa Libertadores).

EL TANQUE, DIEGO SOUZA E LÉO. OS PROTAGONISTAS.

Gol matador no último minuto. Gol perdido que não matou o jogo. Jogador que entrou para matar o jogo.
Dessa maneira talvez se possa definir como foi a semana do futebol na Copa Libertadores da América, que desenhou a fase final.
Santiago Silva, conhecido como "El Tanque", fez o gol de empate do Boca Juniors contra o Fluminense no Engenhão, 1 x 1, aos 45 minutos do 2º tempo. Resultado que mais uma vez leva o time argentino às portas de uma final do torneio sulamericano. Pareceu até que o jogo foi milimetricamente calculado pelos argentinos. Deixaram para matar o jogo quando não havia mais possibilidades do Fluminense reagir. Pois impressionou a força ofensiva do Boca Juniors no fim da partida. O Fluminense, mesmo jogando bem, não conseguiu segurar o placar no final.
Já os corintianos que lotaram o Pacaembu viram a certeza da eliminação nos pés do bom Diego Souza, acostumado a fazer belos gols. Mas o gol fácil se tornou difícil quando, sozinho no contra-ataque, com a bola dominada, e com a metade do campo a sua disposição, ele tentou fazer o gol da única maneira que o goleiro corintiano poderia pegar a bola. E o goleiro tocou na bola rasteira, desviando para escanteio e desviando também a rota da classificação do time vascaíno. A 3 minutos do final, o esforçado Paulinho faz gol de cabeça que definiu o placar do jogo que Diego Souza perdeu para o Corinthians por 1 x 0.
Na Vila Belmiro, a torcida viu que as coisas não estavam tão fáceis quanto pareciam ser. O Santos tinha que fazer gols e mal conseguia chegar perto da área do retrancado time do Velez Sarsfield. Time argentino, catimba, nervosismo, pressão. Aí ecoaram os gritos pedindo por alguém com sangue genuíno, alguém capaz de mostrar o caminho. E Léo foi para o jogo. Seus gestos pediam mais garra, mais determinação, mais tudo. Foi de seus pés o passe para Alan Kardec fazer 1 x 0 sobre os argentinos tinhosos. Foi de seus pés o gol da última cobrança de pênalti que definiu a passagem dos santistas para as semfinais da Libertadores.

terça-feira, 22 de maio de 2012

PITACOS DA LIBERTADORES E DA COPA DO BRASIL

• O São Paulo conseguiu boa vantagem no jogo do Morumbi. Deve passar com empate em Goiás. Mas o técnico Emerson Leão deve deixar o clube mesmo assim.
• O Palmeiras... Ahh, o Palmeiras de Felipão. Não posso "perguntar para Deus", como sugeriu o Felipão, mas posso prever que o Atlético-PR elimine o Palmeiras. 2 x 1 para os paranaenses.
• O Fluminense vai vencer o Boca Juniors. Mas não consegue a vaga. 2 x 1 para os cariocas.
• O Santos vai vencer o Velez Sarsfield-ARG no caldeirão da Vila Belmiro com propriedade. 3 x 1 (ou mais) e vaga nas semifinais.
• O Vasco deve dar trabalho para o Corinthians, mas não acredito que elimine o time paulista. O Corinthians deve vencer e avançar às semifinais contra o Santos.
• O Grêmio de Luxemburgo já está classificado desde o jogo da semana passada na Bahia.

domingo, 20 de maio de 2012

FRASE

" - Tem que perguntar para Deus, não posso dizer que vamos classificar (...) Jogando fora, temos tido muito bons resultados. Às vezes, em casa, o resultado é pior do que fora. Então, não sei. Mas não me preocupo, não."
(Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras, questionado se o time se classificaria para as semifinais da Copa do Brasil, após empate em 1 x 1 com a Portuguesa na estréia do Brasileirão).

CHELSEA JOGA FEIO, MAS É CAMPEÃO EUROPEU


Uma partida difícil de assistir. Muita gente vai dizer que "foi um jogão", "decisão vista no mundo inteiro", etc, etc... Sim, claro que é um jogo bastante badalado, exibido para todo o planeta, afinal, trata-se da decisão do maior torneio de clubes da Europa, o que evidentemente envolve muito, mas muito dinheiro. Mas longe de ser um espetáculo de futebol. Foi um jogo travado, acirrado, de pegada, porém de baixo nível técnico. Os erros de finalização foram constantes, principalmente do lado vermelho do Bayern de Munique. Chutes grosseiros, de frente para o gol, que geralmente passavam metros à distância da trave. Os goleiros mal tiveram trabalho.
Mas estava na cara que o Chelsea seria o campeão. Um time limitado que empata um jogo decisivo aos 43 minutos do 2º tempo e que seu goleiro defende um pênalti na prorrogação, com certeza estava com a "sorte de campeão". E no fim brilhou a estrela do melhor jogador da partida: o marfinense Didier Drogba. O africano simplesmente empatou a decisão em 1 x 1 com um belíssimo gol de cabeça a 2 minutos do fim do jogo, depois cometeu pênalti em Ribery na prorrogação (que Robben  bateu e desperdiçou) e foi dele também a última cobrança de pênalti que decidiu o título a favor do time britânico. E tudo isso na Alemanha, dentro da casa do Bayern.
Para comprovar o que eu sempre digo do futebol europeu: o melhor jogador da Europa é argentino e o dono da decisão da Copa dos Campeões da Europa é marfinense. Mas futebol é assim, e mesmo o Chelsea jogando mal e não encantando nas semifinais e final, o time do magnata russo Roman Abramovich é o campeão da Europa pela primeira vez. Com ou sem méritos.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

FRASE

" - A gente observa os jogadores que estão se destacando. Na América do Sul e no mundo. O Bayern de Munique está de olho. Na Libertadores, não é difícil adivinhar qual o time que a gente mais está de olho...É o Santos."
(Élber, ex-jogador e olheiro do Bayern de Munique-ALE, sobre o interesse do clube alemão em jogadores que atuam na América do Sul).

VASCO DA LAMA

O Vasco teria que ter feito a lição de casa e derrotado o Corinthians na 1ª partida das quartas-de-final da Copa Libertadores, para facilitar a vida no jogo em São Paulo. Mas como fazer a lição de casa se a casa está toda enlameada? Pois é. O gramado do estádio de São Januário mais parecia um pasto de tanto barro. Antes dos 5 minutos do 1º tempo, o atacante corintiano Emerson Sheik já tinha seu uniforme branco completamente marrom. Aliás, quase todos os jogadores do Corinthians tiveram que trocar de uniforme no intervalo. Os dois times não conseguiram jogar futebol num gramado tão ruim e o próprio Vasco acabou prejudicado, dentro de sua própria casa.
Algumas constatações sobre o jogo:
- O Emerson Sheik está jogando muito.
- O Juninho Pernambucano está jogando muito...pouco.
- O Corinthians terá dificuldades para conseguir a vaga no Pacaembu.
- Foi gol legítimo do Diego Souza. Juiz errou ao anular o gol do Vasco.
A propósito, o árbitro da partida foi Sandro Meira Ricci. Sim, aquele mesmo do jogo Corinthians 1 x 0 Cruzeiro, no Brasileirão de 2010, que validou gol duvidoso do Ronaldo e com isso tirou o título dos mineiros.
Palpite para o jogo da volta? 1 x 1.

terça-feira, 15 de maio de 2012

FRASE

" - De perto, no nível de visão dos jogadores, o Neymar é ainda mais surpreendente. De cima, você vê ele fazer coisas que ninguém faz no futebol brasileiro. Agora, a facilidade com que ele sai da marcação, e a tranquilidade. Ele está sempre um segundo na frente dos outros. Então, quando você está no mesmo plano dos jogadores, vê que no domínio deixa os adversários 2 metros para trás."
(Caio Ribeiro, comentarista esportivo da TV Globo, sobre o atacante santista Neymar).

segunda-feira, 14 de maio de 2012

FRASE

" - Messi, para mim, segue segundo o melhor nesse momento. O Neymar já mostrou que a personalidade dele é bastante parecida com a minha, não tem medo, vai para dentro e sempre dribla com objetivo de fazer o gol. Essas coisas são positivas no jogador e ele tem tudo isso, por isso que faz ser hoje o maior jogador do Brasil."
(Romário, ex-jogador da seleção brasileira e atual deputado federal pelo PSB-RJ, sobre o atacante santista Neymar)

O SANTOS É, DE NOVO, O CAMPEÃO. TRICAMPEÃO.


Dois times passaram boa parte do Campeonato Paulista disputando a liderança. E no final de 19 rodadas, o Corinthians acabou como líder, pouca coisa a frente do São Paulo. Mas daí, quando o campeonato começou de verdade, as coisas voltaram ao normal. E por quê? Porque daí a pegada é outra! Mas veja algumas curiosidades que só valorizam o título do campeão:
- O time que ficou em 8º lugar e que eliminou o então líder Corinthians, perdeu de 6 x 1 para o campeão, ainda na 1ª fase.
- O time que eliminou o Palmeiras sofreu apenas uma única derrota em seu estádio na 1ª fase. Adivinha para quem ele perdeu? Sim, para o time reserva do campeão por 2 x 0.
- O time que disputou em seu estádio as semifinais contra o campeão foi eliminado pelo próprio pelo terceiro ano seguido no torneio.
Por isso as coisas são diferentes quando se começam as decisões. Por isso o Santos foi tricampeão paulista com méritos, vencendo o esforçado time do Guarani nas duas finais, 3 x 0 e depois 4 x 2. Na soma dos resultados, Santos 7 x 2.
O 5º título em dois anos e cinco meses. Hoje quem for jogar contra o Santos precisa primeiramente respeitar o time do Santos. Por que na hora certa a pegada é outra. E como eu sempre digo, o talento sempre prevalesce.
Campeão. De novo.

sábado, 12 de maio de 2012

GANSO FAZ GOL DE FUTEBOL DE RUA



Após cruzamento da esquerda, o meia Paulo Henrique Ganso mostra toda a sua habilidade e faz um lindo gol de letra, o terceiro da goleada do Santos sobre o Bolívar por 8 x 0, pela Copa Libertadores da América.

FRASE

" - São partidas que não requerem explicação, o resultado é claríssimo. É um pecado faltar com o respeito aos brasileiros. Agora, nos resta absorver esta catástrofe."
(Guido Loayza, presidente do Bolívar, sobre a goleada sofrida para o Santos por 8 x 0, que eliminou seu time da Copa Libertadores).

FRASE

" - Muito prazer."
(Neymar, atacante do Santos, em resposta ao técnico do Bolívar, Ángel Guillermo Hoyos, que disse não conhecê-lo, antes da 1º partida disputada em La Paz, na Bolívia).

JORNAL ARGENTINO DIZ: "DESPERTOU O CAMPEÃO"


Jornais e sites da América do Sul enalteceram a goleada do Santos sobre o Bolívar por 8 x 0. Para o jornal argentino "El Clarín", o Santos não teve "compaixão" ao golear por 8 x 0 e "despertou o campeão". O jornal boliviano "El Diário" estampou na capa que o "Santos mandou o Bolívar para o diabo" por um "Neymar inspirado, um Elano perfeito e um Ganso elegante" (clique na imagem para ler).

SANTOS 8 x 0 BOLÍVAR. "LA RESPUESTA EN EL CAMPO"


O Bolívar deve estar arrependido até o fundo da alma por hostilizar o Santos no 1º jogo das oitavas-de-final da Copa Libertadores. Jogando com sua maior estrela em La Paz, a altitude de quase 4 mil metros, o time boliviano venceu por 2 x 1, mas bateu demais, atirou objetos no campo, bananas e laranjas. No 2º jogo, na Vila Belmiro, teve o troco, como já era de se esperar. Mas com uma enorme diferença: no campo e na bola, jamais nas pernas. Como o próprio hino diz: "Com técnica e disciplina". E a resposta foi dada com humilhação. 1, 2, 3, 4, 5... Até jogadores do Bolívar "suplicar" por piedade, ainda no intervalo, como relatou depois da partida o atacante santista Alan Kardec. Mas a piedade só veio depois que o técnico Muricy Ramalho resolveu colocar Ibson no lugar de Arouca, o que enfraqueceu o poder de armação no meio de campo. Mas o placar já assinalava 8 x 0 para os santistas, sem dó nem piedade. Perdido em campo, atordoado pela maior goleada que já levou na sua triste e frustrada história na Libertadores, restou aos bolivianos assistir ao show de Neymar, Ganso & Cia aos gritos de "oléééé", vindos da arquibancada.
Enfim, o Bolívar fez por merecer. Respeito é bom e todos gostam. Futebol não é guerra, muito pelo contrário. Agora eles já sabem disso.

terça-feira, 8 de maio de 2012

FRASE

" - Ele muda de direção com uma qualidade incrível. É genial. O que mais me impressiona não é a inteligência, mas este lado motor. É muito rápido e habilidoso. Talvez hoje, no Brasil, não há quem consiga o acompanhar (...) Não diria que todo time que enfrentar o Santos vai perder o jogo, mas tem grande chance."
(Oswaldo Alvarez, o Vadão, técnico do Guarani, sobre o atacante santista Neymar).

O SÓSIA DO "CARA"


Estivemos no estádio do Morumbi, no 1º jogo das finais do Campeonato Paulista, Guarani 0 x 3 Santos. Mas somente o meu amigo Bruno, santista de Jacareí, teve a "felicidade" de tirar foto com o sósia de um dos melhores jogadores do mundo na atualidade.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A DIFERENÇA ENTRE LUCAS E NEYMAR


Lucas Rodrigues Moura da Silva , 20 anos, estreou como profissional no São Paulo em outubro de 2010. Neymar da Silva Santos Junior, 20 anos, estreou como profissional no Santos em março de 2009. Ambos começaram a carreira bem cedo nas categorias de base. Lucas, aos 12 anos. E Neymar, aos 11 anos.
Além da idade, eles têm algo bastante em comum: são donos de um futebol envolvente, com dribles, velocidade e gols.
Mas existe uma diferença entre eles: Lucas é ótimo jogador. E Neymar, além de craque, é decisivo. E é isso que faz toda a diferença. Neymar decide para o Santos. Em 3 anos como profissional, já conquistou 4 títulos e é considerado hoje o melhor jogador da América e um dos melhores do mundo. Cotado como a grande estrela da Copa do Mundo de 2014. O talento de Neymar e seu poder de decisão fazem com que o time do Santos jogue em função dele e para ele. Enquanto Lucas não consegue "aparecer" em jogos importantes. Joga bem, corre, dribla, se esforça, mas não decide, não consegue chamar para si a responsabilidade de uma vitória expressiva numa partida decisiva. Neymar faz isso de sobra.
Pelo Santos, Neymar já conquistou dois Paulistas, uma Copa do Brasil e uma Copa Libertadores desde 2009, mais um vice-Paulista e um vice-Mundial. E já está a um passo de conquistar mais um Paulista, o de 2012.
Do outro lado, pelo São Paulo, Lucas jamais conseguiu chegar com seu time a uma final de campeonato.
Lucas precisa de um título para alcançar de fato a alcunha de craque. Precisa ser campeão para isso e como protagonista do título. Essa é a diferença entre bons jogadores, craques e gênios.

terça-feira, 1 de maio de 2012

" - O Piris foi vítima no momento do cartão amarelo porque foi na bola. Não condeno o Neymar, acho que ele tem o direito de dar saltos mortais. Não lembro de nenhum lance forte nele na partida (...) O Pelé era assim também. Faz parte do jogo. Os jogadores têm seus momentos de ator e isso é válido. O juiz tem obrigação de identificar isso."
(João Paulo de Jesus Lopes, vice-presidente do São Paulo, sobre as faltas sofridas pelo atacante santista Neymar).