O campeonato por pontos corridos pode não reservar emoções no final. Apesar de que, nos últimos 4 torneios anteriores, o campeão só foi conhecido na última rodada. Porém, se em 2012 tudo já estava praticamente decidido há 45 dias (conforme afirma meu post citado acima), não é culpa dos pontos corridos. Mas sim da situação de cada equipe.
O Palmeiras, por exemplo, chegou ao fim do torneio com 32 rodadas dentro da zona de rebaixamento, das 38 rodadas disputadas. Era ou não era uma queda anunciada há bastante tempo? Tinha como mudar esse cenário na reta final? E simplesmente por que adiou demais a demissão do técnico Felipão. Sim, e o Gilson Kleina não faz e não fez milagre.
E o Fluminense? Fez uma campanha invejável, do começo ao fim. Teve o artilheiro do torneio e o melhor elenco, comandado por um técnico que sabe enxergar o jogo na beira do gramado. O Fluminense foi campeão com méritos. Fez por merecer. Um time que chega a 9 pontos de diferença para o 2º colocado a três rodadas do fim não pode ser questionado. O time carioca sobrou neste Brasileirão.
A Portuguesa disputou uma vaga para o descenso na reta final. Mas ganhou de Grêmio, Santos e Internacional fora de casa. Só por causa disso não tinha como cair. Como sempre, o time do Canindé só atrapalhou e nada mais.
Enfim, terminou a temporada de 2012 do futebol brasileiro. Os pontos corridos podem até ser chamados de "chatos" em algumas edições previsíveis como a deste ano. Mas são justos. Os melhores prevalecem. Sempre.
2 comentários:
Eu pensei que o Santos iria ficar mais pro lado do 5ºlugar.
O Santos surpreendeu terminando na 8ª posição, devido ao fraco desempenho no 2º semestre do ano. Podia ser pior.
Postar um comentário