A Copa Libertadores da América é o torneio de futebol mais difícil do planeta. Catimba, força, nervos, tensão, brigas, viagens desgastantes, habilidade, camisa, técnica, raça, experiência, estádios acanhados, provocação, rivalidade, cansaço, disputa acirrada, estratégia, tradição. É o torneio onde quase vale tudo e é necessário estar de fato determinado e preparado para vencer. Duvido que algum time da Europa, qualquer um, seria capaz de conquistar um título da Libertadores. Aqui, para se vencer é preciso todas as formas de disputa em uma só partida. Não basta apenas saber jogar futebol. É preciso de todos os requisitos ao mesmo tempo. Ou alguém acredita que o Bayern de Munique seria recebido com flores quando chegasse ao estádio? Que o Real Madrid seria recebido com festa na casa do adversário? Que os jogadores do Barcelona teriam uma ótima noite de sono no hotel, sem foguetórios ou barulho na parte de fora? Que ao invés de água fria ou falta de água os vestiários do Paris-Saint-Germain teriam banheiras e sauna?
Não. Aqui na Libertadores a história é bem diferente. Levantar o troféu depois de 14 partidas é realmente uma conquista. E para se comemorar muito depois de vencer uma verdadeira batalha.
E o Atlético-MG está quase no topo da América para fincar sua bandeira alvinegra. A do seu rival, o Cruzeiro, já está lá faz tempo.
O time do batalhador Cuca joga bonito e tem condições e futebol para isso, até porque o Olímpia é um time mediano e do outro lado não está o São Caetano de 2002. Porém, se o clube mineiro não conseguir dessa vez, será muito difícil chegar novamente. O time e o Cuca.
2 comentários:
Até torço para o Atlético, e acho que chegar tão longe assim, faz dele merecedor. Mas agora vai precisar jogar em casa tudo que não jogou na 1ª partida. Dar o sangue, de verdade.
Sensato e inteligente.
Parabéns pelo blog, Amor. :)
O Atlético-MG tem time e talento para ser campeão. E como na final não há bônus por gol marcado fora de casa, acredito sim numa vitória dos mineiros, até por um placar mais agudo. Uma campanha que merece o título. Até pelo bom técnico Cuca.
Postar um comentário