" - Aqui se traça uma fronteira clara entre você ser ou não um espírito de churrasco na laje: nunca pense que seus filhos são lindos universalmente."
(Luiz Felipe Pondé, filósofo, escritor e ensaísta brasileiro).
Os que pertencem ao mundo "politicamente correto" são como anjos que não conseguem viver plenamente a ética moral que neles habita porque os outros, "pessoas do mal", não o permitem viver. Eles acreditam possuir um enorme valor moral que jamais será alcançado pelos "menos favorecidos" culturalmente. Se acham os donos da verdade, da boa fé e dos bons costumes e por isso levam bem a sério suas convicções sobre o mundo e a humanidade.
Dessa forma, criou-se a impressão de que é necessário afirmar que o outro é sempre "lindo e legal". Nada de desvalorizar ou incomodar a convivência amistosa que tem de imperar na sociedade, mesmo diante do enorme jogo de interesses que move o capitalismo moderno em que vivemos.
E no futebol não poderia ser diferente. Corintianos são "lindos" para os palmeirenses e palmeirenses são "maravilhosos" para os corintianos.
Um mosaico na torcida do Palmeiras com a frase "Meu Freguês" provocando a torcida do Corinthians? Nem pensar. É desrespeitoso, antipático, atrevido, uma tremenda falta de educação e de ética que agride a convivência entre torcedores e pode incitar à violência. Onde já se viu chamar o maior rival de "meu freguês"? Pesado demais, extremamente provocativo, desnecessário. Atiça a rivalidade, a gozação, a tiração de sarro, atributos que nunca tiveram e não têm nada a ver com o futebol, não é verdade? Em resumo, um "absurdo" tamanha provocação entre torcedores historicamente adversários.
O próximo passo do "politicamente correto" certamente será promover a extinção do grito de gol nas arquibancadas. Afinal, para quê gritar gol? E o outro torcedor? Ninguém está pensando em sua angústia, na tristeza do outro após levar um gol do rival? Coitadinho. E se o grito de gol no estádio incitá-lo à violência?
Sim, #SomosTodosBonzinhos.
Leia mais: Folha de S.Paulo - Esporte http://migre.me/rswo2
Nenhum comentário:
Postar um comentário