segunda-feira, 12 de novembro de 2012

FLUMINENSE É CAMPEÃO. FEZ MAIS PONTOS, NÃO É JUSTO?


O Fluminense é tetracampeão brasileiro. Com todos os méritos e com toda a justiça. O time dirigido pelo técnico Abel Braga sempre dominou e esteve na ponta da tabela nas 35 rodadas até então desse longo e difícil torneio. Aliás, o mais competitivo torneio de futebol de clubes do planeta. Mesmo tendo sido perseguido no decorrer do campeonato por Atlético-MG e Grêmio, o time embalou na hora certa, na reta final, e conseguiu o feito de conquistar o troféu ainda faltando 3 rodadas para o fim.
Muitos ainda reclamam dos pontos corridos. Mas não resta nenhuma dúvida de que essa é a fórmula mais justa possível para se premiar a melhor equipe. O time de Diego Cavallieri, Thiago Neves, Rafael Sóbis, Welington Nem, Diguinho, Carlinhos, Deco e principalmente do artilheiro Fred fez mais pontos do que todos os outros e abriu 10 pontos de vantagem sobre o 2º colocado a três rodadas do final... Mágica? Não. Competência, elenco de qualidade, planejamento, equilíbrio. Ingredientes que fazem um time vencedor, que lhe conferem regularidade, o mais importante num torneio de pontos corridos.
O futebol brasileiro já está cheio de "mata-matas". Os torneios estaduais, a Copa do Brasil, a Copa Libertadores da América e a Copa Sulamericana. Todos são jogados no formato de "mata-matas". Restou ao Campeonato Brasileiro a missão de possuir a fórmula mais coerente, ou seja, quem fizer mais pontos é o campeão. E pronto. Simples e justo.
Agora é bem verdade que o bom planejamento do Fluminense é amparado pelo dinheiro de seu patrocinador, que investe pesado no clube. É claro que se caso esse patrocinador deixar de investir as coisas certamente vão mudar bastante, e os principais jogadores do elenco, os que realmente fazem a diferença, também vão sair. Mas isso é outra história, é outro negócio, é coisa de um futuro incerto. Por enquanto, o time carioca é forte e merece o título de campeão brasileiro de 2012 por tudo o que produziu.

Nenhum comentário: