domingo, 25 de novembro de 2012

O NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA?

Mano Menezes fez exatamente aquilo que o Dunga teimou demais em não fazer e não fez: assim que assumiu o posto de técnico, convocou a seleção que todos queriam. Crônica esportiva, mídias sociais, população em geral pediam uma seleção renovada, mais alegre, mais jovem, mais talentosa, mais favorita, sem os brucutus que foram para a Copa do Mundo da África de 2010. No começo a enorme expectativa, a estréia com vitória por 2 x 0 sobre os Estados Unidos, com futebol convincente da nova seleção. Mas ficou nisso. Nas mãos de Mano, o Brasil apresentou um futebol normal contra adversários fracos e sempre foi inferior diante de seleções mais fortes. Não deu. A menos de dois anos para a Copa (e consciente de que o Brasil é mais do que favorito por ser o anfitrião) é hora de chamar outro treinador, porque depois pode ficar tarde demais, como aconteceu com o outro gaúcho, o Dunga.
Principais postulantes:
LUIZ FELIPE SCOLARI - Técnico ultrapassado, decadente, arrogante, geralmente deposita a culpa pelos insucessos na arbitragem. Foi um bom treinador nos anos 90, ganhou muitos títulos, instituiu a "Família Scolari" na Copa da Ásia de 2002 e foi campeão com ela. Mas parou por aí. De lá para cá, ficou anos dirigindo a seleção de Portugal sem êxito, assim como no Chelsea. Voltou para o Brasil em 2010 e, após 2 anos de Palmeiras, foi um dos responsáveis pelo segundo rebaixamento do clube em 10 anos.
MURICY RAMALHO - Apesar de ter negado o cargo em 2010, deve ser o próximo treinador da CBF. É competente, ganhou títulos por todos os clubes que passou (menos no Palmeiras). Também é arrogante quando perde e esboça um sorriso quando ganha. Adora enaltecer o trabalho de equipes adversárias. É retranqueiro por natureza e não é motivador. Mas na seleção, com os melhores de cada posição, tem tudo para desenvolver um bom trabalho, desde que seu lado retranqueiro não fale mais alto.
TITE - Parece que ele próprio teria dito que "ainda não está preparado para dirigir a seleção". Nesse caso, o assunto se encerra, certo? O técnico da seleção brasileira, numa Copa disputada no Brasil, tem que estar seguro de sua responsabilidade e administrar a forte pressão, que é natural ao cargo. O Tite é muito bom como técnico estrategista, mas seu estilo me desagrada (inclusive seu vocabulário "perfeito"). É o cara do famoso "futebol de resultados". O jogo é feio, porém os resultados são satisfatórios. Foi dessa maneira que ele conseguiu o histórico título da Copa Libertadores da América para o Corinthians. Seria um ótimo nome para digirir a seleção da Alemanha, os estilos se encaixam.
PEP GUARDIOLA - Ótimo quando jogava e excelente treinador. Ganhou tudo com o brilhante time do Barcelona de 2009 a 2011 e com o futebol mais bonito e mais moderno dos últimos tempos. Criativo, ofensivo. Tem todas as características para dirigir a seleção brasileira. Só que não. Trazer um espanhol para ser técnico de uma seleção tão tradicional e pentacampeã como o Brasil é comprovar que nosso futebol fracassou e que não temos mais profissionais competentes. Até porque se o treinador pelo menos não atrapalhar, dá até para se fazer melhor dentro de campo.

Nenhum comentário: