quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CRUZEIRO, BARCELONA, SÃO PAULO... E O IMPONDERÁVEL.

Alguém consegue imaginar o Barcelona, com 15 pontos a frente do vice-colocado no Campeonato Espanhol, ser derrotado por 2 x 0 em pleno Camp Nou diante do Valladolid?
Cruzeiro e São Paulo protagonizaram esse episódio de forma real no Campeonato Brasileiro que, por essas e outras, é o torneio de futebol de clubes mais competitivo do planeta. Claro que o Valladolid, um clube espanhol  inexpressivo no cenário internacional, não possui a mesma força e tradição do São Paulo, mas serve como exemplo apenas pela exata posição que ambos ocupam nas respectivas tabelas de classificação dos dois campeonatos.
O time do técnico Muricy Ramalho, que não vem nada bem das pernas neste Brasileirão, cujo aproveitamento é de 40% e saldo negativo de 3 gols, tinha uma mínima chance de vencer o campeão antecipado Cruzeiro, líder disparado e jogando bonito, com aproveitamento de 73% (quase o dobro) e saldo de 35 gols. A chance mínima se tornou realidade dentro de um Mineirão quase lotado (público de fato apenas atrás dos gols, como é de praxe nos novos e modernos estádios padrão FIFA). O São Paulo ganhou por 2 x 0 uma partida que já era dada como perdida até por boa parte dos são-paulinos. Se os mineiros entraram em campo com ou sem "salto alto" não importa. Vencer o rival São Paulo seria se consolidar ainda mais como legítimo campeão da competição mais importante do país, embora nesta edição esteja  nivelada por baixo. Como o Vasco também venceu o Fluminense, o time paulista retornaria à indesejável zona de rebaixamento a cerca de 10 rodadas do fim do sofrimento.
O São Paulo jogou tão bem assim a ponto de surpreender o mais otimista dos são-paulinos ou é melhor acreditar que a soberba do Cruzeiro foi determinante para a "zebra" da rodada?
Se for soberba, típica dos times em boa fase nas terras de Cabral, acredito que de fato é inimaginável o Valladolid vencer o Barcelona por 2 x 0 dentro do Camp Nou. Na mentalidade do clube catalão, respeitar o adversário é sempre fazer o maior número de gols possível.
Porém, o imprevisível e acirrado Campeonato Brasileiro nos mostrou mais uma vez que existe sempre uma chance do imponderável nos provar o contrário no mundo do futebol.

Nenhum comentário: