domingo, 18 de janeiro de 2015

QUEM É O NOVO CRAQUE DO PALMEIRAS?


O Palmeiras é o time que mais contratou para a temporada de 2015. A caneta do diretor de futebol Alexandre Mattos está afiada e resta agora ao técnico Osvaldo de Oliveira colocar tudo no liquidificador e formar um time competitivo. Em menos de um mês, a quantidade de reforços trazida por Mattos é maior que no início da Era Parmalat, porém longe do apelo de nomes como Mazinho, Roberto Carlos, Zinho, Evair, Edmundo e Edílson, por exemplo, levados ao clube paulista através dos polpudos cofres da leiteria italiana há pouco mais de 20 anos. O novo elenco ainda é uma enorme interrogação e há jogadores que ainda não se sabe se chegam para somar, subtrair ou trocar seis por meia-dúzia.
A zaga atual tem nome de grife e astro pop. Nas laterais, destaca-se o "imbatível" Zé Roberto que, esse sim, ainda vale o quanto pesa. João Paulo, o outro lateral bem menos conhecido, é aquele ex-flamenguista que levou um drible memorável do santista Geuvânio em pleno Maracanã no ano passado. No meio de campo, chegaram Robinho (o genérico) e Alan Patrick, talvez um Wesley com mais recursos. Para jogar na frente, vieram a "estrela" Dudu e também um jogador com nome de personagem de desenho animado.
Ainda podem aparecer Arouca, que é a esperança para ser o volante titular absoluto, e Aranha, o goleiro que está desesperado para ser reserva de Fernando Prass. De bônus, permanece o velho mago Valdívia que, se continuar com a sequência de lesões, pode ser negociado diretamente com o time da Santa Casa, agora com o elenco tão abarrotado e repleto de opções.
Dudu foi a contratação mais midiática da temporada até aqui e o chapéu dado em Corinthians e São Paulo serviu para reacender a rivalidade do Palmeiras especialmente com o time do Morumbi, já que as saídas de Alan Kardec e Wesley para o rival estavam engasgadas na garganta do palmeirense faz tempo. Mais do que isso, a inesperada chegada de Dudu, com todos os holofotes e flashes, serviu para reacender a auto-estima do torcedor, tão abalada nos últimos anos com campanhas desastrosas.
O Palmeiras se renovou e é agora o clube que gera a maior expectativa do ano. O discurso de "controle rigoroso de orçamento" antes adotado pelo reeleito presidente Paulo Nobre deu lugar à ousadia desenfreada de um dirigente preocupado agora em não passar vergonha como aconteceu no ano do centenário. Certamente será cobrado na mesma proporção. Não acredito que Oswaldo de Oliveira chegue até a metade da temporada no comando da equipe, já que claramente o objetivo passou a ser algo a mais do que a simples permanência na elite do futebol nacional.
Apesar das interrogações no elenco, o novo craque do time, Alexandre Mattos, pelo menos já conseguiu formar uma equipe melhor que as dos últimos anos. O que nem requer tanto esforço.

Nenhum comentário: