segunda-feira, 28 de maio de 2018

O RAIO X DAS TORCIDAS NO BRASIL

Foi divulgada em abril deste ano uma nova pesquisa sobre torcidas no Brasil, realizada dessa vez pelo instituto Datafolha. Assunto sempre controverso, o mais novo levantamento é tão detalhado que, quando esmiuçado, chega a ser confuso, embora seja interessante. Principalmente quando partimos de uma premissa básica: quem é torcedor e quem é simpatizante?


Imagem relacionada

De qualquer forma, a pesquisa mostra, mais um vez, que Flamengo e Corinthians continuam sendo os times "mais queridos" do país. Tão queridos ao ponto de sabermos que um em cada três torcedores -ou simpatizantes- se declara flamenguista ou corintiano.
Embora o Flamengo tenha visto a diferença de torcedores diminuir em relação ao Corinthians, juntos, os dois clubes possuem 30% da preferência entre todos os times do Brasil, num universo que atinge cerca de 60 milhões de rubro-negros e alvinegros em nível nacional.

Nas regiões Norte e Nodeste do país, os flamenguistas estão em maior número que os corintianos. Porém, o Corinthians tem mais torcida que o Flamengo na região Sudeste: 19% contra 14%. O Corinthians também supera o Flamengo na região Sul, onde seu número de torcedores só fica atrás de Grêmio e Internacional.


Logo atrás de Flamengo e Corinthians, dois times paulistas têm, juntos, 15% da preferência no cenário nacional: São Paulo e Palmeiras, com ligeira vantagem para os são-paulinos, apesar da escassez de títulos na atual década.

Assim como o Flamengo, o Vasco também viu sua torcida diminuir nos últimos anos e agora divide o 3º grupo na preferência dos brasileiros ao lado de Cruzeiro, Grêmio, Santos, Atlético-MG e Internacional.


Apesar disso, segundo o Datafolha, os vascaínos são os que mais se interessam por futebol entre todas as torcidas. E cruzeirenses e atleticanos, os que menos acompanham o esporte.


São-paulinos e gremistas possuem nível médio mais elevado de escolaridade.

Palmeirenses e colorados têm os níveis mais baixos.

A média salarial mais alta dentro de uma torcida pertence à Botafogo e Grêmio. Bahia e Corinthians são as torcidas com participação de renda média mais baixa.


Para quem diz que a torcida do Santos é a mais idosa, uma revelação: Bahia, Botafogo e Internacional são os times com torcedores cuja média de idade é mais alta em relação às demais torcidas. Os mais jovens torcem para São Paulo, Flamengo e Corinthians.

Por outro  lado, se estatisticamente a torcida santista não pode ser considerada a mais velha, o levantamento aponta que o time da Vila Belmiro deve perder quase um terço de seus torcedores nas próximas duas décadas, se nada for feito por seus dirigentes para angariar novos torcedores.

A pesquisa também mostra que, ao contrário do que muita gente imagina, quanto maior a renda é maior o interesse e até a prática do futebol.

Um em cada quatro torcedores jogam futebol pelo menos uma vez por semana. Isso significa que cerca de 30 milhões de brasileiros correm atrás de uma bola semanalmente.

Se o assunto é política, a torcida do Bahia é a que mais se identifica com o PT. Os santistas são os que mais preferem o PSDB, seguidos de perto pelos são-paulinos. Os vascaínos são os que gostam mais do PMDB.

Sabe quais times possuem maior preferência dentro das capitais? Fluminense e Botafogo. E quais têm maior presença no interior? Santos e Atlético-MG.


E torcedoras?

Dentro do universo feminino, o Atlético-MG lidera. A pesquisa diz que 57% de sua torcida é formada por mulheres. E o Palmeiras é o time com maior número de torcedoras donas de casa.

Atualmente, 16% dos palmeirenses estão desempregados. Enquanto que os colorados têm a menor taxa de desocupação no mercado (6%).


O Botafogo possui o maior número de aposentados entre seus torcedores, seguido por Cruzeiro e Santos.


No chamado "país do futebol", apenas 3% da população costuma ir frequentemente assistir jogos nos estádios. Dos que dizem ir regularmente, os torcedores do Bahia lideram com 44%. Enquanto que torcedores de São Paulo, Palmeiras e Cruzeiro possuem o maior percentual dos que menos costumam ir com frequência aos estádios (20% de cada torcida).


Em janeiro de 2017, o Ibope lançou pesquisa afirmando que 48 milhões de brasileiros não torciam para time nenhum. Na pesquisa atual do Datafolha, esse índice segue inalterado, o que indica que 22% da população não gosta e não "consome" futebol, o que deveria ser motivo de desespero para dirigentes, empresários e mídia, uma vez que não estão conseguindo atingir um enorme contingente de "novos consumidores" em potencial de um mercado altamente lucrativo e, por enquanto, ainda inexplorado.


A pesquisa aponta para um futuro próximo onde 45% dos brasileiros serão torcedores de Flamengo, Corinthians e São Paulo. Outros 20% da população será formada por torcedores de Palmeiras, Vasco, Cruzeiro, Grêmio, Internacional e Santos.

Todos os demais clubes do país estarão pulverizados em 10% da população. Já os 25% restantes de brasileiros continuarão não torcendo para time nenhum.

Fontes:

http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2018/04/1964748-flamengo-e-corinthians-seguem-na-lideranca-de-torcidas.shtml

https://pt.linkedin.com/pulse/revela%C3%A7%C3%B5es-da-nova-pesquisa-de-torcidas-datafolha-fernando-ferreira


Adriano Oliveira tem este Blog desde 2009, mas a paixão pelo futebol nasceu bem antes disso. É um apaixonado que vibra pelas 11 posições, mas sempre assume uma, pois jamais fica em cima do muro. Aos 45 anos, o futebol ainda o faz sentir a mesma coisa que ele sentia aos 10.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, acabei de ler esse texto de novo, agora com mais atenção. Cresci vendo minha família zuar meu tio, santista, quando ele dizia "Torcida Jovem" e afins... e tô bem surpresa ao saber que o Bahia, o Botafogo e o Internacional que são os times com torcida mais "antiga" rsrs (Já até mandei o link pra ele)
Acredito ser uma simpatizante, já que não consumo futebol, sequer entendo das regras, etc... então faço parte dos 22%, por enquanto.
(Digo por enquanto porque por ler, aprender um pouco mais algumas coisas e ultimamente, acompanhar parcialmente alguns jogos, tenho "simpatizado" mais... e no que depender de mim, o time da Vila Belmiro ganhará uma "jovem" torcedora, de coração ♡ rsrs)

Alessandro disse...

Entre todas as torcidas pesquisadas, as de Bahia, Botafogo e Internacional são as que possuem o maior contingente de pessoas consideradas mais velhas. No entanto, a pesquisa também aponta que, no atual cenário e visibilidade na mídia, o time da Vila Belmiro pode perder cerca de 1/3 de sua torcida nos próximos vinte anos, o que deveria ser um dado alarmante para seus dirigentes. Por isso é muito importante ganhar uma "nova jovem torcedora"..rsrs

Anônimo disse...

Volta pro twitter faz falta. Abraço Adriano