sábado, 18 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010

Este blog definiu alguns tópicos sobre o futebol em 2010:

- A melhor contratação
Robinho, do Santos. O jogador foi repatriado numa ótima transação feita pelo Santos junto ao Manchester City-ING, recuperou seu bom futebol ajudando o time a conquistar o Paulistão e a Copa do Brasil, e foi titular da seleção brasileira na Copa da África do Sul, ou seja, o projeto de curto prazo foi bem-sucedido para o atleta e o clube. Prova disso é que ainda tem vaga na seleção do técnico Mano Menezes.

- O craque do ano
Dario Conca, do Fluminense. Jogou as 38 rodadas do Brasileirão, levou apenas 2 cartões amarelos em todo o torneio, fez gols importantes, com ótimas atuações, disciplinado, não se envolveu em polêmicas, e ofuscou as estrelas da equipe. Foi simplesmente determinante para o título brasileiro conquistado pelo Fluminense depois de 26 anos.

- O personagem do ano
Diego Maradona, como técnico da Argentina. Apareceu mais do que sua própria seleção na Copa da África do Sul. Polêmico, extrovertido, figura carimbada nas imagens do Mundial.

- O melhor time do ano
Santos, pelo que fez no 1º semestre. Campeão Paulista e da Copa do Brasil com um futebol envolvente, ofensivo, veloz e habilidoso, que chamou a atenção em todo o Brasil e o mundo. Goleadas históricas como 10 x 0 sobre o Naviraiense-MS, 9 x 1 sobre o Ituano-SP e 8 x 1 sobre o Guarani encantaram os amantes do futebol-arte como há bastante tempo não se via. Com a saída de Robinho, André, Wesley, a contusão grave de Ganso e a demissão do técnico Dorival Junior, o time só cumpriu tabela na reta final do Brasileirão.

- O melhor treinador do ano
Dorival Junior. Em apenas 9 meses como técnico do Santos, jamais abriu mão de jogar sempre no ataque com a molecada. Conquistou 2 títulos e poderia ter também a tríplice coroa na Vila Belmiro, se não fosse o lamentável episódio com o atacante Neymar, que culminou com a sua injusta demissão. Foi para o Atlético-MG com o time em crise e na zona de rebaixamento do Brasileirão. Arrumou a equipe e evitou a degola do clube mineiro.

- A vergonha do ano
O Palmeiras. Sequer chegou às semifinais do Paulistão, foi eliminado pelo Atlético-GO na Copa do Brasil e caiu na semifinal da Copa Sulamericana para o então rebaixado e limitado Goiás, em pleno Pacaembu, depois de vencer o jogo de ida por 1 x 0. O próprio técnico Felipão definiu essa partida como "uma enorme vergonha e inesquecível". No Brasileirão, permaneceu inoperante na parte intermediária da tabela.

- O mico do ano
O Internacional. Depois de ser campeão da Copa Libertadores, o time se acomodou no Brasileirão visando o Mundial de Clubes da FIFA. Preocupou-se demais com a Inter de Milão-ITA e acabou sendo eliminado antes da final do torneio de Abu-Dhabi pelo fraco e inexpressivo Mazembe, do Congo, por 2 x 0. Um grande mico! Como dizia Vicente Matheus, o lambari é pescado e o jogo é jogado...

- O melhor jogo do ano
Santos 3 x 0 São Paulo, no 2º jogo da semifinal do Paulistão, na Vila Belmiro. O São Paulo precisava vencer por 2 gols de diferença, pois havia perdido a partida de ida por 3 x 2 no Morumbi. Foi completamente dominado pelos meninos da Vila na sua fase mais áurea da temporada e não viu a cor da bola naquele jogo. Eu estava no estádio e o Santos arrasou o time de Rogério Ceni. O jogo São Paulo 4 x 3 Santos, pelo 2º turno do Brasileirão, no Morumbi, também foi muito bom e bastante disputado. Aos 21 minutos do 1º tempo, o placar já estava 3 x 2 para o São Paulo, ou seja, com 5 gols marcados. Mas a semifinal do Paulistão foi imbatível em termos de bom futebol.

- A decepção do ano
Corinthians. Apesar de montar um elenco considerado acima da média, não ganhou absolutamente nada no ano de seu centenário. E ainda vai ter que disputar a respescagem da Copa Libertadores no começo de 2011.

- O mala do ano
Dunga, técnico da seleção brasileira na Copa da África do Sul. Mal humorado, birrento, arrogante e teimoso. Dunga foi o retrato de seu time dentro de campo.

Nenhum comentário: