segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SANTOS x CORINTHIANS, A VOLTA DA RIVALIDADE NO FUTEBOL


Santos e Corinthians fazem atualmente a maior rivalidade do futebol brasileiro. Há 4 anos, os dois times paulistas se alternam em conquistar títulos. Em 2009, o Corinthians foi campeão paulista sobre o Santos. O Corinthians ainda conquistou a Copa do Brasil. Em 2010, o Santos foi campeão paulista e da Copa do Brasil. Em 2011, o Santos foi bicampeão paulista em cima do Corinthians. E ainda foi campeão da Copa Libertadores. O Corinthians foi campeão brasileiro. Em 2012, o Santos foi tricampeão paulista e o Corinthians foi campeão da Libertadores. Ou seja, desde 2009 Santos e Corinthians já conquistaram 9 títulos, sendo 4 troféus do Corinthians e 5 troféus para o Santos. Os dois clubes são os dois últimos ganhadores do principal torneio sulamericano. E essa rivalidade tem aumentado bastante devido a isso, especialmente porque também fizeram as semifinais da edição de 2012 da Libertadores, onde o time do Parque São Jorge eliminou o time da Vila Belmiro e acabou sagrando-se campeão do torneio pela primeira vez em sua história.
Santos e Corinthians fizeram um grande clássico na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um jogo brigado, corrido, disputado, polêmico. Como sempre foram os grandes clássicos do passado. Com extrema rivalidade. Já disse algumas vezes neste blog que não gosto do futebol atual, com excesso de "cumprimentos", de "apertos de mãos", com tantas "cordialidades" e fair-play entre os times. Sou contra todo e qualquer tipo de violência, dentro do campo ou entre as torcidas, que fique bem claro. Porém, sou da época das frases provocadoras, das trocas de farpas entre dirigentes e jogadores dias antes das partidas, dos palavrões dentro de campo, das polêmicas, dos cânticos nas arquibancadas, das bandeiras, dos estádios lotados, ingredientes que fazem do futebol esse esporte apaixonante que sempre foi.
O jogo na Vila Belmiro teve tudo isso: faltas duras, jogadas individuais, dribles, marcação forte, provocações, disputa, belos lances, equilíbrio, catimba, marra e polêmica. E mais 5 gols. Melhor do que isso impossível para uma tarde de domingo com futebol.
O placar: Santos 3 x 2 Corinthians. E sobre o 2º gol santista marcado pelo atacante André? Sim, ele estava impedido. Foram 3 situações de impedimento no mesmo lance. Mas na minha vida toda acompanhando futebol sempre ouvi corintianos se defendendo de polêmicas desse tipo dizendo que "o juiz errou e o Timão não tem nada a ver com isso". E não foram apenas jogos como o de ontem, mas polêmicas que valeram títulos, como a Copa do Brasil de 2002 e o Brasileirão de 2005, por exemplo. Ontem o árbitro errou sim, mas o Santos não tem nada a ver com isso. Os corintianos provaram do próprio veneno.

Nenhum comentário: