domingo, 2 de dezembro de 2012

FIM DO BRASILEIRÃO. E CONFORME ANUNCIADO.


Há 45 dias eu publiquei o seguinte post neste Blog: http://www.almanakfc.blogspot.com.br/2012/10/gilson-kleina-saiu-do-purgatorio-e-foi.html . E acertei em cheio todas as previsões. O Fluminense foi campeão, mais Atlético-MG, Grêmio e São Paulo com vagas na Copa Libertadores de 2013. Disse também que dificilmente Vasco ou Internacional iriam conseguir brigar por vaga no torneio sulamericano, apesar de que, no papel, o time gaúcho ter um ótimo elenco. Também disse que os 4 times rebaixados já estavam decididos: Atlético-GO, Figueirense, Palmeiras e Sport. Muita gente está falando que o time pernambucano não merecia cair. Não? E essa pontuação na tabela, é de time que fez boa campanha? Quem merecia cair? O Fluminense?
O campeonato por pontos corridos pode não reservar emoções no final. Apesar de que, nos últimos 4 torneios anteriores, o campeão só foi conhecido na última rodada. Porém, se em 2012 tudo já estava praticamente decidido há 45 dias (conforme afirma meu post citado acima), não é culpa dos pontos corridos. Mas sim da situação de cada equipe.
O Palmeiras, por exemplo, chegou ao fim do torneio com 32 rodadas dentro da zona de rebaixamento, das 38 rodadas disputadas. Era ou não era uma queda anunciada há bastante tempo? Tinha como mudar esse cenário na reta final? E simplesmente por que adiou demais a demissão do técnico Felipão. Sim, e o Gilson Kleina não faz e não fez milagre.
E o Fluminense? Fez uma campanha invejável, do começo ao fim. Teve o artilheiro do torneio e o melhor elenco, comandado por um técnico que sabe enxergar o jogo na beira do gramado. O Fluminense foi campeão com méritos. Fez por merecer. Um time que chega a 9 pontos de diferença para o 2º colocado a três rodadas do fim não pode ser questionado. O time carioca sobrou neste Brasileirão.
A Portuguesa disputou uma vaga para o descenso na reta final. Mas ganhou de Grêmio, Santos e  Internacional fora de casa. Só por causa disso não tinha como cair. Como sempre, o time do Canindé só atrapalhou e nada mais.
Enfim, terminou a temporada de 2012 do futebol brasileiro. Os pontos corridos podem até ser chamados de "chatos" em algumas edições previsíveis como a deste ano. Mas são justos. Os melhores prevalecem. Sempre.

2 comentários:

Lucas disse...

Eu pensei que o Santos iria ficar mais pro lado do 5ºlugar.

Alessandro disse...

O Santos surpreendeu terminando na 8ª posição, devido ao fraco desempenho no 2º semestre do ano. Podia ser pior.