terça-feira, 5 de março de 2013

NEYMAR AINDA VALE O CUSTO-BENEFÍCIO NO SANTOS, MESMO JOGANDO MAIS PARA A CBF E A MÍDIA?

Tenho falado neste espaço desde o ano passado que Neymar deve ser vendido para o futebol europeu. Principalmente pelas várias convocações do jogador para a seleção brasileira em 2012 e que acontecerão também em 2013, e ainda mais no ano que vem, quando teremos a realização da Copa do Mundo no Brasil. Neymar é mais jogador da CBF do que do Santos, clube que faz um enorme esforço para preservá-lo atuando em terras tupiniquins. Para isso, cultiva uma grande engenharia financeira com diversos patrocinadores que fazem seu salário mensal chegar próximo ou igualar-se aos do nível europeu. Aí fica a questão: ainda vale a pena para o Santos?
Além de nunca ter se lesionado, Neymar foi o protagonista de todos os 6 títulos conquistados pelo Santos nos últimos 3 anos. Jovem, rápido, habilidoso, driblador com vasto repertório, autor de mais de 150 gols em pouco mais de 4 anos como profissional, marrento. Dono de um Troféu Puskas da FIFA, pelo gol mais bonito do mundo de 2011. Craque, tem tudo para ser o principal jogador do Brasil na próxima Copa.
Diante de fatos e dados não há argumentos e o torcedor santista sabe da importância que o jovem moicano teve para seu time nas últimas três temporadas. Porém, ultimamente o futebol de Neymar caiu bastante de produção. Os dribles, as jogadas brilhantes, os gols bonitos e decisivos não têm mais acontecido. No lugar disso tudo vieram as excessivas simulações, o nervosismo, a tensão, a desmotivação. E consequentemente as cobranças. E isso é natural. É claro que sempre aquele que mais se destaca sempre será mais cobrado, mais responsabilizado. Pelas vitórias e pelas derrotas também. Sempre defendi o Neymar a respeito de sua forte exposição na mídia, por conta de seus compromissos publicitários. Afinal, é o marketing que o faz permanecer na Vila Belmiro. Mas desde que isso não afete seu desempenho como jogador. Contudo, parece que agora os holofotes da mídia têm ofuscado seu futebol dentro de campo. O próprio técnico do Santos, Muricy Ramalho, afiado defensor do craque, já teria reclamado que "mal consegue conversar com Neymar". Viagens, entrevistas, gravações, participação em programas de rádio, televisão e internet, ensaios fotográficos e talvez até mesmo o namoro com a atriz global Bruna Marquezine estão atrapalhando Neymar nas atuações pelo Santos e pela seleção brasileira. E às vésperas da Copa do Mundo. O craque já foi até capa da prestigiada revista internacional "Time" e apontado pela publicação como "O Próximo Pelé".
Neymar tem levado cartões amarelos e vermelhos por atitudes frequentes de  indisciplina, o que não acontecia antes. E não tem produzido seu futebol de qualidade. Não tem mais o mesmo foco de antes. E concordo em gênero, número e grau com as "alfinetadas" que recebeu de Pelé. Neymar hoje está visivelmente mais preocupado com sua aparência, com seu corte de cabelo, com as grifes de suas roupas e seus perfumes, do que em jogar futebol (e olha que nunca o achei tão carismático assim).
Neymar vai desfalcar o Santos em três de quatro partidas seguidas do Paulistão (entre as rodadas 11 e 14). Duas vezes por convocação à seleção brasileira e uma vez por suspensão por indisciplina. E o técnico Luiz Felipe Scolari jamais vai hesitar em convocá-lo para um simples amistoso, mesmo que seu time, o Santos, tenha algum jogo importante pela Copa do Brasil ou Brasileirão, por exemplo.
Dessa maneira, se for para se ter uma baixa relação custo-benefício para o Santos e ser mais jogador da CBF do que do próprio Santos, é mais viável que o jogador deixe a Vila Belmiro e vá mesmo para a Europa. E que pelo menos o clube que o revelou e que o manteve por 4 temporadas receba um bom dinheiro por isso.

Nenhum comentário: