segunda-feira, 25 de março de 2013

O FRACASSO DOS CAMPEONATOS ESTADUAIS: SEM PÚBLICO, SEM AUDIÊNCIA E SEM FUTEBOL.


Realmente é preciso reinventar o começo de temporada do futebol no Brasil. Sempre respeitei os campeonatos estaduais pela tradição, pois na época em que eu comecei a acompanhar futebol os torneios estaduais eram tão expressivos e tão disputados como os torneios nacionais. Há 30 anos, por exemplo, ser campeão paulista ou campeão carioca era tão importante e tão festejado como ser campeão brasileiro. E os times do interior, além de bem melhores e mais competitivos, sempre revelavam grandes jogadores. É o caso de Carlos, Dicá, Gilberto Costa, Zenon, Oscar, Careca, Kita, Djalminha, Luisão, Neto, Humberto, Amoroso, Sócrates, Roberto Carlos, Polosi, Raí, enfim, muitos atletas que saíram do interior em suas épocas para brilhar em times grandes do Brasil e depois até do exterior. Mas atualmente as coisas não são mais assim. Chega a ser sofrível assistir uma partida de um insosso Campeonato Paulista, por exemplo, sendo que esse ainda é disparado o "melhor" do Brasil (ou pelo menos o "menos ruim", comparando-se com os dos outros Estados). Se jogos como Penapolense x São Bernardo, União Barbarense x São Caetano ou Atlético Sorocaba x XV de Piracicaba não empolgam de jeito nenhum, "sobrariam" pelo menos os clássicos. Sobram? Não, neste ano nem os clássicos estão valendo a pena ou alguma coisa. Os últimos três clássicos paulistas, por exemplo, além de ruins, terminaram sem gols. Sem gols e sem público. Somando esses três últimos clássicos, todos disputados na capital paulista, a média de público é de pouco mais de 15 mil pessoas por clássico. Muito pouco. Em outros "carnavais", a média seria pelo menos o dobro.
O jogo Oeste 1 x 1 São Caetano teve o pior público do Paulistão 2013: apenas 81 torcedores presentes no estádio. Até o momento, a média de público de todo o torneio é de somente 5.817 pessoas por jogo. A audiência também caiu de forma considerável. A TV Globo tem média de 14.9 pontos no Ibope a cada transmissão. Há 10 anos, por exemplo, esse índice era de 22.2 pontos por rodada.
O grande vilão desse desinteresse explícito tanto de público como de audiência é o regulamento. 20 clubes é demais, o campeonato fica excessivamente longo, modorrento, arrastado. E todos já sabem que, desde o começo, os chamados 4 grandes do Estado já estão classificados para a etapa decisiva. Impossível imaginar que São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras não estejam entre os 8 finalistas num campeonato que possui times como Linense, Oeste, Ituano, Mirassol, São Bernardo, Penapolense, Bragantino, Paulista, Mogi Mirim, etc. De um jeito ou de outro os grandes vão se classificar. Talvez nem tanto por seus méritos, mas pelo demérito dos outros concorrentes. E esse campeonato longo ainda acontece ao mesmo tempo de uma Copa Libertadores da América, que lhe tira ainda mais importância.
É preciso repensar os torneios estaduais. Por quê não criar, em seu lugar, os torneios regionais? Por quê não se copiar a Copa Nordeste? Por lá o campeonato deste ano teve muito mais interesse, visibilidade, atração, audiência, público e, consequentemente, futebol. O campeão da edição de 2013 foi o Campinense-PB. Em segundo lugar ficou o ASA-Arapiraca (um tanto desconhecido no cenário nacional, porém bastante conhecido dos palmeirenses). Ou seja, um campeonato regional que envolveu os principais times nordestinos e cujos finalistas foram times inexpressivos, mas que conseguiram destaque justamente pela fórmula de disputa. E detalhe: com grande média de público.
Por quê não se faz por aqui a Copa Sudeste? A Copa Sul? Ou então por quê não se ressuscita o bom e velho Torneio Rio-São Paulo, que fez tanto sucesso nas décadas de 60 e 70? Seria ótimo um Santos x Fluminense no sábado, um Vasco x Palmeiras no domingo, um São Paulo x Flamengo na quarta, Corinthians x Botafogo na quinta, etc. E depois os clássicos em cada Estado. Essa fórmula certamente atrairia bem mais interesse, mídia, público e audiência. Até os patrocinadores ficariam bem mais satisfeitos.
No atual Campeonato Paulista, nem o rebaixamento desperta algum interesse. E ainda restam mais 5 rodadas para o Campeonato começar de verdade. Por enquanto, ainda temos pela frente São Caetano x XV de Piracicaba, Oeste x Guarani, União Barbarense x São Bernardo, Atlético Sorocaba x Mirassol, Paulista x Ituano, entre outros. Salve-se quem puder.

fonte: site RD1 http://migre.me/dPTcv

3 comentários:

Alessandro disse...

O ótimo comentarista e blogueiro Renato Maurício Prado disse muito bem: "Me engana que eu gosto". Nem isso os torneios estaduais estão conseguindo ser...

Unknown disse...

É tão notável esse fracasso, que o ano começa e "cadê futebol?". Parece que só tem campeonato em Maio.
Falta incentivo e interesse.
Triste para a torcida, para o nosso futebol.


Alessandro disse...

Na verdade, os torneios estaduais servem basicamente para uma espécie de "laboratório" de preparação das equipes para torneios mais importantes, como Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro. E o interesse do público somente aparece nas etapas decisivas. O Paulista, por exemplo, possui 19 rodadas de dar sono.