domingo, 11 de agosto de 2013

ALEX MOSTRA QUE HÁ VIDA INTELIGENTE NO FUTEBOL

Alex, um dos destaques do Brasileirão
Aos 35 anos, Alex continua jogando em alto nível. Meia clássico, artilheiro do Coritiba no competitivo Campeonato Brasileiro, de toques refinados, exímia visão de jogo e inteligente dentro e fora de campo. Sem medo, culto, com vasta experiência no futebol europeu, ídolo nos clubes que já passou, Alex sabe pensar. E por conta disso fala o que pensa, sem papas na língua. Com autoridade e conteúdo, uma rara exceção no meio dos jogadores, onde a maioria não possui opinião própria, mal sabem conceder uma entrevista, mal sabem as regras do jogo, e preferem permanecer a parte de tudo, na aba dos interesses de seus empresários e dirigentes.
Alex concedeu entrevista bastante interessante ao jornal esportivo "Lance!", onde falou sobre a Confederação Brasileira de Futebol, sobre a ingerência da TV Globo na condução do futebol brasileiro e sobre as categorias de base, entre outros assuntos.
O que se existe hoje, principalmente na seleção brasileira, é mesmo uma sala de reuniões, um balcão de negócios de empresários ávidos por negociações lucrativas mirabolantes. Todo mundo sabe disso. Até mesmo nas categorias de base, onde garotos chegam a receber ofertas de todos os lados do planeta, que infelizmente logo "seduzem" pais e empresários. Garotos que aos 16 anos já são integrados em seus clubes no elenco profissional para que não se perca tempo e nem oportunidades. Um menino de 16 anos atualmente já é profissionalizado e se exige dele a responsabilidade de jogar bem, de dar espetáculo, de estar na mídia e de conquistar títulos. Nem pensar em poupá-lo de algum jogo, claro. Tem saúde de ferro, não se machuca jamais.
Mas se existe a sala de negócios cuidando da vitrine da seleção brasileira, quem cuida do calendário e do futebol brasileiro? A televisão. A distribuição dos jogos é feita de acordo com a grade de programação. Por quê o jogo principal da rodada, aquele que é transmitido ao vivo, é sempre de um determinado time? Por causa da audiência, claro. E por quê esse jogo tido como o principal é exibido num horário tão tarde? 22h00? Mais uma vez de acordo com a grade de programação. O futebol vem colado na novela. E o árbitro não começa o jogo "antes do último beijo da novela", como bem disse o meia Alex. Se é ruim para quem assiste pela TV, imagina para quem vai ao estádio e precisa utilizar o ruim e escasso transporte público? Alex só errou em uma coisa: disse que no dia seguinte o cara que vai ao estádio tem que acordar "as sete horas da manhã". Na verdade, esse cara até que é feliz, porque muita gente acorda bem mais cedo que ele. As 4h00, 5h00, 6h00 da manhã. E mais uma vez tem que utilizar o precário transporte público para chegar ao trabalho. Como esperar bons públicos nos estádios com tudo isso? Além de que os ingressos são caros e não valem quanto custam, pois as instalações são ruins, geralmente não há estacionamento e tem que se lidar com a falta de segurança.
O futebol se tornou um enorme e lucrativo negócio. Menos para o torcedor comum, que é o verdadeiro torcedor. E também para jogadores conscientes, como o meia Alex.

fonte: Site "Lance!Net" http://nolance.net/1chB9Ae

Nenhum comentário: