segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SAL GROSSO, GOL MARAVILHA 999, SELVAGERIA E O ADEUS DE DECO

Sal grosso na escada de acesso do vestiário ao gramado do Morumbi

São-paulinos e santistas enfim se afastaram um pouco da beira do precipício. Tudo leva a crer que terão mais tranquilidade depois de reencontrarem a vitória, após uma sequência sem triunfos. E também contam com um motivo simples: há equipes piores, como é o caso de Ponte Preta, Portuguesa e Náutico. Mas para se reabilitar vale tudo. Garoto santista que é escalado pouco antes de uma partida que sequer estava relacionado e até sal grosso na escada do vestiário do Morumbi. Deu certo. Se Gabriel será realmente o craque que se espera ninguém sabe ainda, mas que tem estrela isso tem, afinal são dois gols em dois jogos como titular, além de jogar muito bem e com confiança. Resta comprovar o brilho dessa estrela na 2ª partida decisiva contra o Grêmio, pela Copa do Brasil. E o sal grosso, sendo superstição ou não, "ajudou" a afastar as más energias e finalmente o time do São Paulo voltou a vencer no Brasileirão após 12 partidas (apesar da colaboração do fraco time do Fluminense, curiosamente o atual campeão brasileiro).
No jogo Vasco 1 x 1 Corinthians, disputado no suntuoso estádio Mané Garrincha localizado no Planalto Central do país, nada a declarar. Um time visivelmente preguiçoso de um lado e outro muito fraco tecnicamente de outro. Fora o lance bizarro no fim do 2º tempo, quando um defensor vascaíno bisonhamente "furou" a bola e logo em seguida trombou com um companheiro de equipe, arrancando "gargalhadas" da platéia (porque pelo preço dos ingressos não existe torcida e sim "platéia"), o jogo teve cenas de selvageria envolvendo integrantes das duas torcidas. Lamentável e triste ver a cena de desespero do pai vascaíno tentando proteger o filho pequeno da pancadaria. Onde está a segurança padrão FIFA? A cultura de futebol no Brasil não permite que duas torcidas não estejam separadas nas arquibancadas. Até porque eles brigam entre si, nem precisam de adversários para isso. Imagine então sem a separação. A torcida do Corinthians já teve problemas demais com violência na temporada deste ano. Primeiro na Copa Libertadores, depois com sinalizadores na Vila Belmiro e em Lucas do Rio Verde (MT), e agora mais violência em Brasília. E a punição? Vai se esperar outra tragédia para se punir? Mas a CBF é padrão CBF mesmo. Por aqui somente os estádios são padrão FIFA.
E o velho Túlio Maravilha, hein? Chegou ao gol de número 999 na partida Vilavelhense 2 x 1 Linhares, válida pela Copa Espírito Santo. Falta apenas um gol para o milésimo, segundo as próprias estatísticas do Túlio, claro. Será que ele também conta os "replays" como gols?
Como eu já havia dito, alguns times que se encontravam no topo da tabela já começam a descer. Botafogo e Coritiba, por exemplo. O time do craque Alex (que não vem jogando) parece até que engatou uma marcha-a-ré e está a 100 Km/h. E logo, logo o seu rival, o Atlético-PR, também deve seguir o mesmo caminho íngreme.
E surpreendentemente o atacante Deco encerrou a carreira. Alegando não ter mais condições físicas e clínicas para continuar atuando pelo Fluminense, o ex-jogador da seleção portuguesa, do Barcelona, Porto e Chelsea, resolveu parar. O brasileiro, que começou a carreira no Corinthians e logo foi para a Europa, se naturalizou português e sempre jogou em alto nível, meia clássico, habilidoso, destaque em todos os clubes por onde passou. Ao dar adeus ao futebol reconhecendo sua limitação por excesso de contusões, foi honesto consigo mesmo e, principalmente, com o Fluminense.

Nenhum comentário: