quinta-feira, 8 de agosto de 2013

MENINOS QUE SE TORNAM HOMENS


Sempre existe o momento certo de amadurecer. A vida geralmente exige isso de todos, apesar de que alguns adolescentes entram na puberdade e jamais conseguem deixá-la. Mas é preciso reconhecer esse momento e também cobrar de si próprio a maturidade. E nessa última semana a vida exigiu exatamente isso da nova safra de meninos que desponta, mais uma vez, na Vila Belmiro.
Em uma semana, os meninos foram do paraíso ao inferno e retornaram ao paraíso. Caíram novamente nas graças da torcida após mostrarem que possuem brio de homens.
Ao tentar recuperar seu DNA perdido nas mãos do ex-técnico retranqueiro Muricy Ramalho, o Santos viu-se renovar e voltar às suas origens entrando de cara no difícil e competitivo Campeonato Brasileiro com um time repleto de garotos, ofensivo, quase uma equipe sub-20, porém que venceu com méritos o São Paulo por 2 x 0 em pleno Morumbi e que aplicou uma goleada convincente por 4 x 1 sobre a Portuguesa. Em ascensão no Brasileirão, paralelamente conseguiu também a vaga para as oitavas-de-final da Copa do Brasil. Aí uma vida supostamente inteligente nos bastidores concordou com a realização de dois amistosos diante do Barcelona, um aqui outro acolá, motivados por uma negociação como parte de pagamento pela venda de Neymar ao clube espanhol ("a preço de banana", diga-se de passagem).
Ora, colocar um time de garotos recém lançados ao futebol profissional frente a frente ao Barcelona dentro do estádio Camp Nou é o mesmo que oferecer comida à leões famintos dentro da jaula. Deu no que deu. Uma humilhante goleada por 8 x 0 do melhor time do mundo sobre um jovem time em formação que busca se afirmar. A brilhante história de um clube com 101 anos de tradição arranhada por, no mínimo, uma idéia bastante infeliz de um dirigente fanfarrão ávido por fechar um contrato de venda milionário.
Restou aos meninos a importante missão de resgatar a moral e a imagem do Santos e, especialmente, a honra de si próprios. Pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro já veio o clássico contra o Corinthians. Um time embalado no torneio contra um time abalado por um vexame no exterior.
Mas a superação tem que ser o maior desafio, afinal vergonha é matar ou roubar. Ser goleado por 8 x 0 pelo melhor time do planeta não é vergonha, é fruto do descaso de algum dirigente inapto.
E dentro da Vila Belmiro, os meninos resgataram o autêntico DNA do Santos. Jogaram para frente, com entusiasmo, com brio, atrevidos, voluntariosos, se impondo dentro de campo contra o tal "todo poderoso" da mídia, sem medo de jogar, sem medo de cara feia, se necessário apontando o dedo na cara do adversário, com postura de meninos que se tornam homens diante das adversidades. Chegaram a encurralar os corintianos em determinado momento do clássico, com posse de bola de 62% contra 38% dos rivais. Não se intimidaram com cara feia de zagueiro nervoso, que percebe o momento de fraqueza e apela para a provocação. Mas naquele momento estavam homens dentro de campo, que voltaram a honrar a lendária camisa branca que vestem. E o Corinthians sentiu a pressão, ficou acuado, confuso, tenso.
A partida acabou empatada em 1 x 1, mas a torcida reconheceu e aplaudiu o time de meninos que mereciam a vitória. Meninos que se tornam homens no momento certo. Como tem que ser. A vida sempre encontra um meio.

Nenhum comentário: