sábado, 1 de fevereiro de 2014

POR QUÊ FUTEBOL ÀS 22h00 DURANTE A SEMANA?


Há exatamente quatro anos, em meados de fevereiro de 2010, uma grande estação de rádio de São Paulo encabeçou uma campanha em nível nacional pela mudança no horário das partidas de futebol disputadas no meio de semana. O Ministério Público tratou de estudar a questão, que foi amplamente defendida por vários outros veículos de comunicação. É claro que essa era e ainda é uma briga (in)direta com a televisão, ou melhor, com a emissora de TV que detém os direitos de transmissão de quase todos os torneios de futebol realizados no Brasil, da Copa São Paulo de Futebol Júnior até a Copa do Mundo. Essa emissora de TV adapta os horários dos jogos à sua grade de programação, ou seja, determina o horário do futebol de modo que não atrapalhe sua audiência dos programas anteriores, especialmente a novela. E fica tudo por isso mesmo, conforme sua vontade.
No entanto, como era de se esperar, quatro anos depois, nada mudou. E nem vai mudar. A televisão realmente manda no futebol brasileiro, como bem disse o veterano meia Alex, em bombástica entrevista ao jornal "Lance!" no ano passado. Aliás, a televisão sempre tem os meios para "calar a sociedade", ainda tão alienada quanto em décadas passadas, mesmo com o forte advento da internet.
Em 2013, registrou-se o menor índice de audiência de TV dos últimos 10 anos nos torneios estaduais, além do público reduzido nos estádios em jogos de pouca expressão. Será que o horário das partidas também têm uma certa influência nisso? É claro que sim. E uma parcela considerável. O torcedor passou hoje a "filtrar" a tabela e assiste somente as partidas mais importantes de seu time. Ir ao estádio então só o público do interior, que não está acostumado a ver os times grandes e onde ir e vir é mais perto e um pouco mais fácil.
Sou completamente a favor da alteração do horário dos jogos, das 21h50 para as 20h00. Jogo de futebol na quarta-feira terminando à meia-noite é um absurdo e um desrespeito às pessoas que gostam e não enxergam o futebol simplesmente como um mero produto comercial. Mais absurdo ainda é saber que essa mesma emissora (que monopoliza a audiência no país) ignora essa situação e continua colocando o futebol na sua grade de programação de acordo com as suas necessidades de audiência.
Deveria haver maior interesse do poder público em repensar essa situação incômoda para a maioria da população que gosta, assiste e consome futebol. Aliás, por quê o tal do movimento "Bom Senso FC" também não coloca essa questão em sua pauta de reivindicações?
Jogo no meio de semana tem que começar, no máximo, às 20h30. Mas essa deve ser mais uma luta inglória, assim como tantas outras neste país. E olha que eu estou falando de futebol, que das coisas mais importantes é a menos importante na vida das pessoas.

Nenhum comentário: