domingo, 14 de setembro de 2014

"NEXT GOAL WINS - O PRÓXIMO GOL SERÁ SEMPRE UMA VITÓRIA"

" - O filme me fez comemorar um gol pela primeira vez na minha vida".
(Mark Kermode, jornalista, em texto publicado no jornal inglês "The Observer")

Samoa Americana é uma ilha que pertence aos Estados Unidos desde 1899, possui pouco mais de 65 mil habitantes e está localizada no Arquipélago da Polinésia.
Lá também existe futebol e sua seleção nacional ocupa hoje a 198º colocação no ranking oficial da FIFA, dos 207 lugares possíveis. No rodapé da tabela. Aliás, por uma década eles ocuparam a lanterna desse ranking.
Contudo, mesmo diante de estatísticas tão ruins e, sabe-se lá por qual motivo, os deuses do futebol reservaram para Samoa Americana um capítulo simplesmente especial na enciclopédia do esporte mais popular da Terra.

Tudo começou com a trágica derrota por 31 x 0 para a seleção da Austrália, em 2001 (a maior da história, porém nada tão assustador assim quando se sabe que Samoa anotou apenas dois gols nos 17 anos anteriores). Nessa partida que se tornou histórica, válida pelas Eliminatórias da Copa da Ásia de 2002, o time foi para o intervalo perdendo por 16 x 0. Ficava a pergunta: como um time que termina o 1º tempo sendo goleado por 16 x 0 ainda teve forças para voltar para o 2º tempo?
Exatamente por esse motivo que o cineasta britânico Steve Jamison teve a idéia de registrar em documentário o espírito que ainda motivou esses jogadores a retornar para o gramado sob uma acachapante chuva de gols sofridos.
E a partir desse jogo nasceu "Next Goal Wins", que numa livre tradução para o português soa como "O próximo gol é uma vitória". O documentário retrata de maneira clara como o futebol possui um papel tão singular na vida das pessoas. São entrevistas e relatos que traduzem o futebol como esperança e, especialmente, perseverança para sempre seguir adiante.
Então considerado o pior time do planeta (sim, pior que o tal do Íbis) e cansados de tantos vexames, dirigentes de Samoa pedem socorro à Federação Americana de Futebol, que decide ajudar contratando um técnico holandês para o desafio de treinar a pior seleção que já existiu. O primeiro passo do holandês é convencer o goleiro Nicky Salapu a voltar a jogar, já que ele havia abandonado o futebol após a desoladora goleada por 31 x 0 para a Austrália. Para se ter uma idéia do que significou tal derrota, Salapu passava noites em claro tentando vencer o time australiano no videogame.
O primeiro trecho do filme mostra os confrontos da seleção de Samoa durante os Jogos do Pacífico, após a fatídica goleada. Nada animador: são cinco derrotas em cinco partidas, 26 gols tomados e nenhum gol marcado. Num dos jogos, os jogadores samoanos comemoraram com dança típica da Ilha o fato de saírem para o intervalo sem sofrer nenhum gol. Bobagem? Pode ser. Mas esse espírito demonstra o quanto é importante celebrar os pequenos acontecimentos, que quase sempre passam despercebidos na vida. E é justamente baseado em buscar um sentido para a vida que o treinador holandês disse ter aceito o desafio de tentar classificar Samoa para a Copa do Mundo do Brasil de 2014, uma vez que havia perdido sua filha de 18 anos num acidente automobilístico. Ateu, ele confessa que a trajetória na busca incessante dele próprio e de seus comandados por simplesmente "vencer uma partida" o ajudou a superar seu drama pessoal.
A tão sonhada classificação para o Mundial no Brasil não aconteceu. Em 2011, a seleção de Samoa perdeu a partida decisiva das Eliminatórias para a rival Samoana por 1 x 0, com gol sofrido aos 44 minutos do 2º tempo. Mas sua obstinação "pela próxima vitória" ficou eternizada em filme. O goleiro Salapu pôde finalmente deixar o videogame de lado, após se sentir de fato um "vencedor" na vida, o que é o mais importante. Orgulho de seu país e de sua família.
Agonia, tensão, decepção, fazem parte do futebol. E da vida. Mas não há palavras que possam descrever o momento do gol, da vitória. O futebol é real, não é ficção. É possível sentir, experimentar o futebol, porque ele tem vida. O futebol transforma, é uma resposta à crença inabalável do torcedor. Uma vitória pode  mudar tudo, como mudou a vida em Samoa Americana. Um momento, uma vitória qualquer que seja.
Para Samoa, o próximo gol será sempre uma vitória. Porquê o futebol é mais do que um esporte.



Fonte: "Next Goal Wins - Official Trailer" http://youtu.be/_S4C2nQZlSA

Nenhum comentário: