terça-feira, 23 de setembro de 2014

UM TIME DE SEGUNDA NA PRIMEIRA


E lá estavam eles, sentados no bar de sempre, falando sobre o de quase sempre.
Uma cerveja, um tira-gosto e os olhos na tela da TV para assistir Goiás x Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, a quinze rodadas do fim.
Começa o jogo.
“ – Ta difícil, mas vamos começar a escapar do rebaixamento a partir de hoje”, disse confiante o palmeirense.
– Sei não.. Palmeiras possui um time fraco, sem conjunto. Se tornou presa fácil para os adversários”, retrucou o amigo, torcedor de um time rival.
– Pois é. Quando assumiu, o Paulo Nobre e o Brunoro prometeram uma gestão baseada em profissionalização e...
Gooool do Goiás! 7 minutos do 1º tempo, Ramon. Goiás 1 x 0 Palmeiras.
Os dois amigos se entreolham e continuam a conversa.

– O Palmeiras se planejou bem mais para a Série B do ano passado do que para a Série A deste ano, tinha uma equipe mais competitiva que essa atual. Até no Campeonato Paulista era melhor. E o time pior está no campeonato mais difícil”, disse o outro.
- Sim, os jogadores estavam desacreditados, mas o Kleina fez um bom trabalho e ganhou a confiança do elenco e da torcida que...
Gooool!! 11 minutos do 1º tempo, Esquerdinha faz o 2º gol do Goiás.
– Olha só.. Parece que um time apenas vê o outro time jogar. O que o Dorival Junior pode fazer? Ele olha para o banco e o que vê?”, analisou o rival.
– O clube não tem dinheiro. Por isso perdeu o Kardec para o São Paulo, não contratou ninguém a altura para substituí-lo e nem chegaram outros reforços de qualidade. Dessa forma, fica complicado para...
27 minutos e Gooool de Erik, o 3º gol do Goiás!
O palmeirense levanta-se e vai ao banheiro. Volta com mais uma cerveja.
– Essa fase atrapalha tanto que está quase impossível conseguir um patrocinador master. Mais de um ano sem nenhuma marca na camisa aumenta ainda mais o déficit nos cofres do clube”, apontou o inconformado torcedor alviverde.
– E o Paulo Nobre disse em 2013 que até abril deste ano a Arena estaria pronta. Isso também ajudaria bastante no caixa, com arrecadações gordas, a torcida do Palmeiras sempre comparece em grande número, principalmente no ano do centenário, mesmo com essa fase ruim e...
Daviiiid!! 36 minutos, é o 4º gol do Goiás no Serra Dourada.
Dessa vez é o amigo que sai para ir ao banheiro. Volta com outra cerveja.
Começa o 2º tempo.
– O trabalho do Kleina estava bom. Só faltava dar mais atenção às categorias de base, como também foi prometido pelo Paulo Nobre e o Brunoro no ano passado”, indigna-se o palmeirense.
– E a diretoria garantiu no começo do Campeonato Brasileiro que o Kleina ficaria no comando. Não só o dispensou, como trouxe um treinador argentino que sequer teve tempo de mostrar serviço e também já foi desligado. E o presidente disse que faltava evolução, mas que não jogaria todo um trabalho no lixo e...
Gooool de Thiago Mendes! 5 x 0 para o Goiás!
Um profundo e ensurdecedor silêncio interrompeu a conversa entre eles. Ao fundo, a narração entusiasmada da partida se confundindo com as risadas de deboche das demais pessoas apontando para o placar na tela da TV.
– E o Valdívia?”, despista o amigo que torce para outro time.
– Esse já passou da hora de ir embora. Chinelinho, desinteressado, não sei como a diretoria insiste num mico como esse”, respondeu um irritado palmeirense.
– E o goleiro? O Palmeiras, que sempre foi uma fábrica de goleiros, está mal das pernas..ou melhor, das luvas com esse atual. Goleiro é cargo de confiança.”
– O Dorival Junior é um bom treinador, seus times geralmente jogam para frente, fazem muitos gols, mas com esses jogadores não dá para fazer o Palmeiras jogar bem”, disse o rival.
“ – Palmeiras não oferece recursos nem um elenco decente. Não temos revelações na base, nem ataque, nem defesa
”, respondeu já enfurecido o palmeirense.
45 minutos do 2º tempo e... Gooool do Goiás!! Wellinton Junior faz mais um.
O árbitro encerra a partida.
Goiás 6 x 0 Palmeiras. Mais risadas no bar de sempre e piadas de todos os tipos em cascata pelas redes sociais.
O palmeirense se levanta, envergonhado, e sai pela porta. Pára, dá meia-volta, olha para o amigo que continua sentado à mesa e dispara:
– De Belluzo, passando por Tirone até Paulo Nobre, estão arruinando a história do meu Palestra. Nos tornamos motivo de chacota. Infelizmente.”
Com a voz embargada, finaliza:
- O Palmeiras não tem time, nem conjunto como você disse. E nem diretoria. Mas o pior é que esse time do Palmeiras não tem brio, nem alma. E um time sem alma não consegue nem perder com dignidade.
Virou-se e saiu andando cabisbaixo, diante das gozações por mais uma goleada sofrida.
O amigo, quieto e bebendo o último copo, pensou em silêncio:
– O que fizeram com o Palmeiras? De novo, um time de Série B disputando a Série A. E, dessa vez, no ano do centenário...

Nenhum comentário: