sábado, 4 de fevereiro de 2012

ELANO ESTÁ DE #MIMIMI

Não entendi a postura do Elano. Entrou em campo na partida que marcou a volta dos titulares do Santos nessa temporada, no empate diante do Oeste em 1 x 1, na Arena Barueri. Porém, antes da metade do 1º tempo, ele de repente pediu para sair. Ninguém entendeu. Narrador, comentarista, repórter, torcedor e até o treinador desconfiaram pelo óbvio: uma lesão ou algum desconforto muscular. Mas não era nada. O jogador permaneceu em campo até o intervalo, quase fez um belo gol de falta, saiu normal de campo e não voltou. E assistiu ao 2º tempo de um camarote do estádio, ao lado de um dirigente santista. Afinal, por quê Elano pediu para ser substituído? O fato causou enorme irritação ao técnico Muricy Ramalho, é claro. Já que não queria atuar por algum motivo que só ele próprio sabe, então por quê já não comunicou ao treinador e à diretoria antes da partida? Pra quê pôr uniforme e entrar em campo?
Elano está com sérios problemas desde o ano passado. Retornou à Vila Belmiro no começo de 2011, com pompa e circunstância merecidos. Afinal, o cara era ídolo. Foi um dos principais jogadores do time campeão brasileiro de 2002, ao lado de Robinho, Diego, Renato, Léo e Alex. Um genuíno Menino da Vila. Em sua volta, os santistas sentiam o reaparecimento de um campeão, um ídolo identificado com o clube e querido pela torcida. E deu tudo certo no primeiro semestre de 2011. Elano foi bicampeão paulista e tricampeão da Libertadores pelo Santos. E jogando bem. Tanto que foi o artilheiro do Paulistão junto com Liedson, do vice-campeão Corinthians.
Mas em certo momento o mundo desmoronou para o jogador. Vieram os problemas emocionais por causa de uma relação mal resolvida com a famosa e linda atriz Nivea Stellman. Das fotos de amor no carnaval ao fim do namoro, e depois disso ao escândalo de um suposto video com imagens íntimas do casal que quase vazou pela internet. Ao mesmo tempo, uma tentativa de sequestro de seu pai. Dentro de campo, as seguidas lesões não lhe deixavam jogar. A reconciliação com a ex-mulher. Enfim, aconteceu tudo ao mesmo tempo na vida de Elano. É compreensível? Sim, claro que é. O ser-humano é feito de carne e osso e é impossível separar problemas na vida pessoal da vida profissional. Quem consegue separar uma coisa da outra certamente possui um dom que a grande maioria dos mortais não possui. Elano sentiu isso na pele. No melhor jogo do ano, Santos 4 x 5 Flamengo na Vila Belmiro, pelo Brasileirão, Elano perdeu um pênalti de forma bisonha quando a partida estava 3 x 0 para o Santos. O time carioca reagiu e virou o placar. A torcida santista o vaiou e ele não gostou. Relação estremecida. Depois veio a Copa América e Elano novamente perdeu outro pênalti bisonho num jogo decisivo contra o Paraguai, que eliminou o Brasil do torneio. Elano descia a ladeira.
Só que é preciso ter consciência e serenidade para lidar com esse tipo de situação. No Mundial de Clubes, em dezembro de 2011 no Japão, ficou claro que a postura de Elano havia mudado. Ele estava desinteressado e o técnico Muricy Ramalho o deixou como reserva na decisão contra o Barcelona. O jogador então passaria a ficar em baixa com a torcida e com o clube. Vieram as férias e talvez um recomeço. Uma chance de voltar seu bom futebol. E assim voltaria todo o carinho que o santista tem por ele. Mas em seu 1º jogo no ano, Elano mostrou que seu #mimimi continua. Ele diz que se sente desprestigiado no Santos e que tem propostas de outros clubes. Se é assim, meu recado para você, Elano, é bem claro: Vai ser feliz. Em qualquer atividade profissional, ninguém pode e deve trabalhar insatisfeito. Porque não vai render. É natural. É melhor sair do que entrar em campo e logo em seguida pedir para ser substituído. Não dá mais. Chega de #mimimi. Você tem seus problemas extracampo, ok. Mas o Santos e seus torcedores não podem ser reféns ou vítimas disso. A vida segue. E o futebol segue junto...

2 comentários:

Lucão disse...

Vai vê que cago nas calças no meio do jogo e pediu pra sair,fico bravo porque os colegas tiraram sarro dele e ele não gostou.

Alessandro disse...

Então ele deve estar com o "intestino solto" faz tempo...