sábado, 12 de janeiro de 2013

GILSON KLEINA, DO PURGATÓRIO PARA O INFERNO

Quando o Palmeiras decidiu -tardiamente- dispensar o técnico Luiz Felipe Scolari e contratar para seu lugar o competente Gilson Kleina, eu postei o seguinte artigo neste Blog: "GILSON KLEINA SAIU DO PURGATÓRIO E FOI PARA O INFERNO" . Passados exatos três meses, alguém tem dúvida de que isso realmente aconteceu? E era uma previsão tão simples, realista. Ao ver a entrevista coletiva concedida pelo próprio treinador, ficou bem claro o descontentamento de Gilson Kleina com a administração do Palmeiras. Um clube sem dinheiro, sem diretrizes, sem planejamento, completamente "descontrolado". Firme, corajoso e com voz imponente, Kleina lamentou o "tempo perdido" pelo clube no mesmo período em que todos os outros adversários se empenharam em planejar e montar o elenco para a temporada de 2013.
O treinador se mostrou inconformado com a desistência do clube em renovar contrato com Marcos Assunção, por exemplo. Pior do que isso foi ver a transferência do veterano jogador para o Santos, dias depois da despedida no Palmeiras. Ou seja, além de não contratar, o Palmeiras se desfaz de um de seus principais jogadores e ainda reforça um time rival. Também atacou a diretoria em "passar a mão na cabeça" de alguns jogadores, referindo-se ao meia chileno Valdivia, que se reapresentou com 4 dias de atraso. Em tom sarcástico, disse que o que restou para ele agora é "treinar, suar e rezar" para o que vai acontecer em 2013. Parece que o técnico é o único profissional dentro do clube e também o único que se preocupa realmente com a situação do time.
Valdivia não pode ser "diferente" dos demais jogadores do elenco. Existe uma hierarquia e como em qualquer instituição, isso deve ser respeitado. A única regalia que um jogador pode ter dentro de um clube é o seu salário. De resto, todos devem respeitar as normas da casa, sem maiores benefícios. Treinamento, concentração, horários, etc, devem ser regra básica para todo o elenco, sem exceção. E outra coisa: quem fez de Valdivia ídolo? Será que os palmeirenses estão tão carentes assim? O quê fez Valdivia para se tornar ídolo de um clube como o Palmeiras? Valdivia é apenas um jogador de nível médio, com alguns lampejos de boas atuações e declarações polêmicas. Nada mais do que isso. E Marcos Assunção acertou em deixar o Palmeiras e ir para o Santos por um salário menor. Na Vila Belmiro, não terá que carregar o piano sozinho.
O Palmeiras terminou o ano de 2012 em baixa, desgastado, rebaixado. E começa o ano de 2013 sem comando, sem controle, desmotivando sua comissão técnica. Para Gilson Kleina, o purgatório da Ponte Preta era o paraíso perto do que ele presencia atualmente no Palmeiras.

Nenhum comentário: