terça-feira, 4 de junho de 2013

NEYMAR SERÁ O MELHOR DO MUNDO NO BARCELONA?


Neymar da Silva Santos Junior é hoje, aos 21 anos, uma estrela do futebol internacional. Maratona de viagens, compromissos publicitários, agendas comerciais, eventos midiáticos e até jogar bola no meio disso tudo. Custou aproximadamente R$ 160 milhões ao Barcelona para tirá-lo da Vila Belmiro, o que segundo seus novos dirigentes, foi a 2ª contratação mais cara da história do clube espanhol.
Resta agora ao ex-jogador santista e esperança da seleção brasileira para a Copa de 2014 confirmar seu estrelismo no time catalão liderado por Messi. Lá, enfim, terá ao seu lado craques "galácticos" que podem torná-lo o melhor jogador do planeta, algo antes inimaginável jogando em terras tupiniquins. Em sua apresentação oficial no Camp Nou para mais de 56 mil espectadores (que estiveram lá em plena tarde de segunda-feira pelo puro e simples prazer de ver o craque brasileiro fazer "embaixadinhas" e graça com a bola) e cerca de 300 jornalistas do mundo inteiro, o primeiro contato direto com o "velho" e novo mundo do futebol contemporâneo. Por que é lá, na Espanha, que atualmente se pratica o futebol mais bonito. E por isso difundiu-se no Brasil a idéia de que qualquer jogador, de qualquer nacionalidade, deve ir para a Catalunha ou para Madrid para "aprender a jogar". idéia inclusive compartilhada pelo próprio Neymar quando seu ex-clube, o Santos, perdeu o Mundial de 2011 no Japão para o próprio Barcelona.
Neymar "babou" ao dizer que "precisou segurar as lágrimas" e que "realizava um sonho de menino". Cumpriu o protocolo. Depois foi humilde quando respondeu que "sua missão agora é ajudar Messi a continuar sendo o melhor do mundo".
Mas o preço do glamour pode ser caro. Neymar precisa mudar sua postura dentro de campo. Aprender a evitar ou pelo menos limitar suas individualidades e suas vaidades. Se o ex-moicano segurar, prender e perder a bola por três vezes seguidas já será o suficiente para o torcedor catalão (bastante exigente) já começar a olhar com desconfiança para o seu novo craque. Neymar terá que ser generoso, solidário, jogar para o time sempre. Aquelas jogadas de efeito e os belos dribles devem sim continuar existindo, porém quando não houver outra opção de jogo. O espírito de equipe terá que ser sua premissa básica. No Barcelona, tocar rápido e de forma envolvente é sempre a melhor alternativa de jogo. Porque lá existe uma filosofia que deve ser cumprida à risca. O "rebolado" com as mãos na cintura, na beira do campo, jamais, nem pensar.
É claro que Neymar sabe disso. E é claro também que as pessoas tendem a mudar de acordo com o ambiente em que se encontram, especialmente quando admiram e sentem-se bem nesse ambiente. O primeiro passo é conquistar a confiança da torcida e de seus companheiros. O restante vem naturalmente. Como eu sempre digo, o talento sempre prevalece.
E talento o menino tem de sobra. Seja na Vila Belmiro ou no Camp Nou.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo texto!
Neymar tem agora todos os olhares atentos sobre si, sabe disso, e como sempre, vai conseguir lidar.
Torço muito por ele. Merece.

Beijos!

Alessandro disse...

Precisa aprender a administrar bem a pressão, que não será pequena. Neymar tem talento e merece o que está vivendo. Beijos.