sábado, 1 de junho de 2013

SELEÇÃO BRASILEIRA À TOA OU PRA VALER NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES?

A convite do dono deste blog, vim aqui dar uns “pitacos” no mundo do esporte. Falamos do futebol, claro, afinal o resto é lazer!
Sabendo que estão acostumados com a bela escrita e os post’s com opiniões sensatas de alguém que é apaixonado por este mundo, já aviso que vim apenas usar o espaço cedido (muito gentilmente) para soltar umas palavrinhas ao meu modo. 
Gosto de falar sobre a Seleção Brasileira, pois foi a minha primeira referência no mundo da bola. Meu pai (que diz ser botafoguense) gostava de assistir aos jogos da Seleção e eu ficava encantada com aquele time de amarelo, tão aplaudido. Ele dizia: ”Filha, somos o único país a participar de todos as Copas, mas boa mesmo era a Seleção dos anos 70, com Jairzinho, Pelé, Dadá Maravilha.” gabava-se.  Em 1994, aos 7 anos, eu já estava com a camisa da Seleção e mesmo sem entender, cantava e pulava, comemorando a vitória sofrida contra a Itália nos pênaltis. E foi assim que me encantei por esse esporte.
Hoje, 19 anos depois, em que pé anda a Seleção Amarelinha, que se prepara para participar, ano que vem , da 20ª edição da Copa do Mundo? Sinceramente, preocupante. Com o evento acontecendo dentro de casa, a pressão é diferente e a campanha fraca.  A Seleção teve, desde a ultima conquista em 2002 com Luiz Felipe Scolari, 3 técnicos em seu comando:
- Carlos Alberto Parreira, que assumiu em 2003, levou o time até a Copa na Alemanha, mas falhou e foi fortemente criticado pela eliminação nas quartas de final em um jogo contra a França. Tendo em mãos um time forte e com veteranos como Cafu, Roberto Carlos e Ronaldo, seu estilo cauteloso e burocrático não agradou;
- Carlos Caetano Bledorn Verri, conhecido como Dunga, assumiu o cargo em 2006 após a saída do técnico Parreira mesmo não tendo nenhuma pré-experiência no cargo. Enquanto jogador da Seleção, atuou como volante e comandou a conquista da Copa de 94 nos Estados Unidos. Como técnico conquistou a Copa América de 2007 na Venezuela e a Copa das Confederações de 2009 disputada na Africa do Sul. Mesmo com uma média boa de vitórias, na Copa de 2010 o time de Dunga caiu nas quartas de final diante da Holanda. Após 2 dias, Dunga  foi destituído do comando da Seleção.
- Luiz Antônio Venker Menezes, mais conhecido como Mano Menezes, foi convidado após a saída de Dunga. Apesar da convocação de “caras novas” como Neymar e Paulo Henrique Ganso, que não foram à Copa, Mano era bastante criticado pela torcida, que alegava influência da cúpula da CBF nas decisões do treinador. Levou o Superclássico das Américas, mas mesmo assim foi demitido do cargo no final de 2012.
Chegamos assim ao ano de 2013 e a volta de Luiz Felipe Scolari, que após a conquista da Copa do Mundo em 2002, chegou a comandar a Seleção Portuguesa por 5 anos e o Chelsea por um curto período de 8 meses, voltando ao Brasil em 2010 no comando do Palmeiras. Com a má campanha da equipe no Brasileirão 2012 (rebaixados, por acaso), o técnico deixou o time em Setembro e foi apresentado como novo comandante da Seleção no mês seguinte.
Felipão comanda agora a equipe que estréia dia 15 de Junho na Copa das Confederações, que será realizada no Brasil, contra o Japão. Mas seria o técnico o mesmo que levou o time à final do Mundial de 2002? Acredito que não. É visível. Começando pela convocação.
Para segurar a bola: Julio César; Jefferson e Diego Cavalieri.
Defendem a área: David Luiz, Dante, Révere e Thiago Silva.
Correm pelas beiradas:  Daniel Alves, Marcelo, Filipe Luis e Jean.
Pelo meio do caminho: Paulinho, Fernando, Bernard, Oscar, Luiz Gustavo, Lucas, Hernanes e Jadson.
Na cara do gol: Neymar, Fred, Hulk e Leandro Damião.
Agora a pergunta: Cadê Ronaldinho Gaúcho que atravessa uma boa fase? Se é para retroceder anos, e Kaká? E Robinho?  
O time enfrenta amanhã, no novo Maracanã, um amistoso contra a Seleção da Inglaterra, e poderemos ver qual o reflexo das técnicas do atrasado comandante. Quem acompanhou a Liga dos Campeões, viu que não estamos no mesmo nível, não temos aquela movimentação em campo.
Fica claro que, nossa seleção não corre, e essa poderá ser uma grande decepção em 2014, mas só nos resta torcer. Que eu esteja errada. Então torce aí!

(por Nayana Peres, 25 anos, entende e tem paixão pelo futebol com sua visão feminina crítica e inteligente. Escreve semanalmente no AL MANAK FC)

4 comentários:

Alessandro disse...

Parabéns pelo texto! Ficou ótimo. Claro, informativo, com opinião e muito bem escrito. Muito bom! Mas o Robinho realmente não merece ser convocado..rs É atualmente jogador de clube, não de seleção. Mas gostei demais do artigo. Colunista fixa semanal!

Unknown disse...

Obrigada pelo espaço cedido e pela confiança. Só o começo, ainda tímida com as palavras rs.
Certo que o Robinho não é jogador da Seleção, mas quis dizer que a convocação do Scolari deixou jogadores de fora que poderiam fazer a diferença. Espero que veja isso antes da Copa. E que o atual grupo consiga jogar junto, de verdade.

Convite aceito! Abraço.

Alessandro disse...

Mandou muito bem! Parabéns!

Diogo Hirata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.