sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CRUZEIRO, CAMPEÃO BRASILEIRO. ABSOLUTO.


O Cruzeiro deitou e rolou no Campeonato Brasileiro de 2013. Foi absoluto. Campeão já na metade do 2º turno, quando nem o imponderável estaria mais presente para tentar atrapalhar sua conquista. Por que o imponderável só existe nos mata-matas. Nos pontos corridos, o que manda é a regularidade, a sequência, o planejamento, a qualidade, o acerto. É quase uma ciência exata. O time do competente técnico Marcelo Oliveira não é imbatível. Perdeu jogos considerados "imperdíveis". Mas se recuperava facilmente dentro de um torneio longo e nivelado por baixo.
Atlético-MG, Internacional e Corinthians eram os grandes favoritos para levantar o troféu. O primeiro por conquistar um título expressivo depois de décadas de ostracismo. O segundo por ter talvez, no papel, o melhor elenco do país. E o terceiro por ser o mais querido da mídia e pelo histórico recente de conquistas inéditas, como a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes, na temporada de 2012. O Atlético-MG naufragou em sua ressaca pós-Libertadores e demorou a engrenar nos longos pontos corridos do Brasileirão. O Internacional foi "estragado" pelo rabugento Dunga, um projeto inacabado de treinador. E o terceiro caiu na armadilha do comodismo depois dos holofotes. Tal situação culminou até mesmo com a dispensa do técnico Tite, para mim o maior responsável pelos feitos históricos do Corinthians nos últimos dois anos. Ainda colaboraram com o Cruzeiro a apatia do Santos, fragilizado nessa temporada por uma diretoria incompetente (e inconsequente), e a incapacidade do São Paulo, que passou boa parte do campeonato assustando seu torcedor na zona de rebaixamento. Concorrendo com cavalos paraguaios tradicionais, como Botafogo, Goiás e Coritiba, o caminho para o título nacional foi ficando cada vez mais facilitado e, de certa forma, mais antecipado. O Grêmio até chegou a suspirar por um possível duelo com o Cruzeiro, porém esbarrou na decadência de Vanderlei Luxemburgo e depois na prepotência de Renato Gaúcho. E o Fluminense, o campeão de 2012, se manteve ocupado em se esconder e agora está até ameaçado de ter que pagar sua conta na 2ª divisão.
Por essas e outras razões, e claro, potencializado com o elenco forte de padrão de jogo muito bem acertado, o Cruzeiro foi o campeão brasileiro absoluto, "oficialmente" a quatro rodadas do fim, porém "anunciado" com várias rodadas de antecedência.
Foram 23 vitórias e apenas 6 derrotas. Fez história ao ser o único time campeão brasileiro que venceu todos os adversários, seja no turno ou no returno. Ou seja, todas as outras 19 equipes do torneio de 2013 foram batidas pelo Cruzeiro. São 42 gols de saldo e 72,5% de aproveitamento. E ainda restam quatro partidas. Mas o quê interessa? O Cruzeiro já mostra, pelos números e estatísticas até aqui mostrados, que é o campeão absoluto deste Brasileirão. De fato e há tempos.

Nenhum comentário: