terça-feira, 31 de dezembro de 2013

RONALDINHO GAÚCHO, O REI DA AMÉRICA DE 2013?

O novo Rei da América?

Como faz todos os anos desde 1986, o jornal uruguaio "El País" divulgou sua tradicional pesquisa e elegeu o meia Ronaldinho Gaúcho o melhor jogador de futebol da América em 2013. A votação foi realizada por mais de 200 jornalistas sulamericanos que também elegeram a Seleção da América na temporada: Réver, Marcos Rocha, Bernard, Ronaldinho Gaúcho, Jô, Everton Ribeiro, Neymar, Maximiliano Rodríguez, Paolo Goltz, Ignacio Scocco e o goleiro uruguaio Martín Silva.
Neymar obteve 81 indicações e ficou em 2º lugar, com apenas 2 votos a mais que o argentino Maximiliano Rodríguez, o 3º colocado. O atual atacante do Barcelona participou da eleição por ter disputado o 1º semestre do ano atuando ainda pelo Santos. Ronaldinho Gaúcho, o vencedor, teve 156 votos.

Apesar da atuação discreta no Mundial de Clubes do Marrocos, a conquista da Copa LIbertadores da América foi fundamental para a eleição de Ronaldinho como o novo Rei da América, título que pertenceu à Neymar por dois anos consecutivos, em 2011 e 2012.
Você concorda? Eu não. O craque dentuço foi sim de fato o destaque da conquista da Copa Libertadores pelo Atlético-MG, mas fez um Campeonato Brasileiro abaixo do esperado e permaneceu cerca de 2 meses parado se recuperando de uma contusão. E claro, se preservando para a disputa do Mundial de Clubes no fim do ano, na tão sonhada final contra o poderoso Bayern de Munique. Não deu certo. Ronaldinho até fez um belo gol de falta na fatídica partida semifinal contra o modesto Raja Casablanca, porém a surpreendente derrota por 3 x 1 eliminou o time do técnico Cuca diante dos marroquinos. Na disputa do 3º lugar, apesar da vitória apertada por 3 x 2 sobre o Guanghzou-CHI, Ronaldinho novamente não jogou bem e ainda foi expulso de campo por revidar uma entrada mais dura de um jogador chinês.
Por essas e outras, Ronaldinho Gaúcho foi, no máximo, o melhor jogador da Copa Libertadores. Não da América.

Nenhum comentário: