segunda-feira, 22 de março de 2010

FUTEBOL ARTE X FUTEBOL DE RESULTADOS

O Palmeiras voltou a decepcionar sua torcida novamente dentro de casa. Dessa vez, perdeu para a morna Ponte Preta por 2 x 0, com 2 gols do veterano Finazzi, que ainda perdeu um pênalti defendido pelo goleiro Marcos. O técnico Antonio Carlos disse que deve existir "um fantasma" que assombra os jogos da equipe no estádio Palestra Itália. Mas deve ser um fantasma residente, pois há muito tempo os palmeirenses não conseguem sorrir em seu estádio, com exceção do clássico contra o São Paulo. Com mais essa derrota -inesperada ou nem tanto?- o Palmeiras praticamente deu adeus à etapa final do Paulistão.
NOTA= Futebol Feio!


O Corinthians continua oscilando. Líder de seu grupo na Copa Libertadores, mas sem jogar o futebol que os corintianos realmente esperavam no ano do centenário. E se complicando a cada rodada no Paulistão. Sem manter um mesmo time numa sequência de jogos pelos 2 torneios, o técnico Mano Menezes não consegue definir um padrão de jogo e perde pontos importantes no torneio estadual. Com a queda de rendimento de Jorge Henrique e Elias, a instabilidade de Dentinho, a inoperância de Iarlei, Theco e Souza, a falta de ritmo de Danilo e o fraco desempenho da maior estrela do time, Ronaldo, o Corinthians joga um futebol pouco criativo e sem inspiração nenhuma. Roberto Carlos tem sido o destaque da equipe, pelo menos têm mostrado bastante disposição dentro de campo.. Quem diria...
NOTA= Futebol Morno!

O São Paulo joga o mesmo futebol pragmático da seleção do técnico Dunga. Sem brilho, sem emoção, mas eficiente e de resultados. Ou seja, vence, não convence, mas atinge os resultados necessários (por enquanto, os pontos necessários). É como a Alemanha da Copa de 1990. Ninguém se lembra do futebol daquela seleção, mas mesmo jogando feio foi a campeã mundial. Aliás, com exceção de Felipão em 2002, o Brasil tem se especializado em jogar feio nas últimas 2 décadas. Se o São Paulo começar a perder na Libertadores, o técnico Ricardo Gomes já será bastante contestado no Morumbi. O São Paulo está vencendo seus jogos, mas está bem aquém dos times de anos anteriores.
NOTA= Futebol de Resultados.

O Santos possui um time nesta temporada que há bastante tempo não despertava tanta raiva nos torcedores rivais. Por quê?
-Melhor ataque do Brasil: 60 gols em 18 jogos (15 jogos no Paulistão e 3 jogos na Copa do Brasil)

-Maior artilheiro do Brasil: André, com 15 gols na temporada.
- Sozinho, o Santos fez 45 gols somente no Paulistão.
-Palmeiras e Corinthians, juntos, fizeram 48.

- São Paulo e Corinthians, juntos, fizeram 51 gols no Paulistão.
- Palmeiras e São Paulo, juntos, fizeram 57 gols no Paulistão.
- Os três últimos colocados do Paulistão (Paulista, Sertãozinho e Rio Branco) fizeram, somados, apenas dois gols a mais do que o Santos sozinho.
Depois que perdeu o clássico para o Palmeiras por 4 x 3, o Santos reagiu e fez 13 gols nos 2 jogos seguintes. 4 x 0 sobre o Remo, pela Copa do Brasil, que é um dos clubes de maior tradição da região Norte, e depois 9 x 1 sobre o Ituano, pelo Paulistão, que neste ano possui os pentacampeões mundiais Roque Júnior e Juninho Paulista no time titular. E detalhe: contra o Ituano, sem Neymar e Robinho.
Futebol que brilha, encanta e convence. Futebol arte. Futebol brasileiro das raízes, de verdade, ofensivo o tempo inteiro. Futebol bonito que causa inveja e que incomoda bastante torcedor menos favorecido por aí...
NOTA= Futebol Arte!

Um comentário:

eduardo Rocha disse...

Tem uma chuva de verdade e um pingo de santista nesta postagem. Podia ser imparcial, mas qualquer um que comente sobre os "4 grandes" na situação atual,vai parecer santista roxo mesmo. Espero que o futebol arte não perca seu brilho como a muito tempo, esta chama foi ofuscada na copa de 82.

Posso me atrevever no seguinte verso então:
"Pra frente Santos...Santos. Relembre as antigas Seleções...."