domingo, 7 de março de 2010

PARADINHA, BOLA COM CHIP...

No sábado 06/03 aconteceu em Zurique, na Suiça, a 124ª reunião ordinária do International Board, órgão ligado à FIFA que regulamenta as regras do futebol em nível internacional. As principais questões em pauta eram polêmicas: a proibição ou não da chamada "paradinha" nas cobranças de pênalti e o uso da tecnologia para auxiliar a arbitragem, especialmente o microchip inserido nas bolas. Oquê aconteceu? Nada, os velhinhos da FIFA decidiram adiar as decisões para a próxima reunião a ser realizada em maio, um mês antes da Copa do Mundo da África do Sul.
Eu sou a favor da paradinha na hora do pênalti, pois o time que sofreu falta dentro da área tinha uma oportunidade iminente de fazer gol e foi impedido por uma infração. Dessa forma, o batedor tem que ter mais "privilégio" do que o goleiro. Cabe ao goleiro, por sua vez, usar alguma técnica para tentar neutralizar a paradinha.
E por outro lado, sou a favor de todo tipo de tecnologia que possa auxiliar os árbitros durante a partida. Uso de microchip nas bolas, revestimentos das bolas que mudam de cor quando ultrapassam a linha do gol, etc. Diversas partidas são decididas por erros de arbitragem e se é possível utilizar tecnologia para minimizar os erros, que seja implantada. Afinal, não estamos na época do futebol profissional total, do futebol moderno?

Nenhum comentário: