terça-feira, 9 de março de 2010

MARCOS, NÃO DÊ IMPORTÂNCIA PARA O QUE O NETO FALA...

Depois da derrota por 3x1 sofrida para o Santo André, em pleno Parque Antarctica, o goleiro Marcos (que falhou num dos gols), declarou que "a torcida palmeirense não vai mais sofrer por causa dele no gol depois do fim do ano", decretando -de novo- sua aposentadoria, como já havia feito antes e voltou atrás. Neto, comentarista da TV Bandeirantes, indignou-se com a nova declaração do goleiro e esbravejou -ao vivo- que "estava de saco cheio do Marcos falar sempre a mesma coisa" e questionou por quê do goleiro "não parar agora". Em resposta, Marcos disse que todos sabem que ele não é amigo de Neto e por isso não faz nada para "agradá-lo" e ainda chamou o comentarista de "mau-caráter", referindo-se especialmente ao polêmico episódio da cusparada de Neto no árbitro José Aparecido de Oliveira, em 1992, quando o ex-jogador atuava pelo Corinthians e sofreu punição pelo ato, sendo bastante criticado à época.
Marcos tem razão. É um goleiro renomado, pentacampeão mundial como titular da seleção brasileira na Copa do Mundo da Ásia de 2002, além de uma carreira vitoriosa no Palmeiras, único clube que defendeu. Mas por outro lado, tem que respeitar suas limitações físicas e técnicas como atleta e saber exatamente o momento de parar, que realmente já está chegando para ele, pois não tem mais condição plena de ser goleiro titular do Palmeiras. Como diz Pelé, "é preciso abandonar o futebol antes que o futebol lhe abandone". Dessa forma, o goleiro deveria sim encerrar sua carreira no fim do ano, por cima, como ídolo de sua torcida por tudo o que fez, e para não ser rotulado como um ex-goleiro em atividade.
Neto está errado. Foi bom jogador, acima da média, mas para mim não pode ser considerado craque, diferenciado. Apesar de ter jogado nos 4 grandes clubes de SP, foi reconhecido apenas no Corinthians, onde "parte" da torcida o considera ídolo. Mas como comentarista é fraco, deixa demais a desejar, não sabe falar, não sabe ler o jogo nem como boleiro. Pratica a "boa vizinhança": detona alguns jogadores durante as partidas para depois rasgar elogios aos mesmos jogadores quando eles estão presentes no estúdio. É um comentarista bem diferente de Caio, da TV Globo, que sabe se expressar corretamente, sabe falar e analisa taticamente muito bem os jogos.
Neto deveria inclusive ser repreendido pela TV Bandeirantes, pois uma polêmica dessas pode comprometer o relacionamento de Marcos com a emissora, uma vez que o goleiro é ídolo da torcida palmeirense.

Nenhum comentário: