domingo, 19 de junho de 2011

CORINTHIANS CAMPEÃO MUNDIAL

Mas acalme-se, é na categoria sub-17.
No sábado 18/06 o Corinthians conquistou o bicampeonato mundial sub-17 ao vencer o Barcelona-ESP por 2 x 1. Em 2010, o time junior do Parque São Jorge também conquistou o mesmo torneio, além de ser campeão paulista sub-15 e um ano antes ser campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior.
Agora uma reflexão: se o Corinthians tem sido tão forte nas categorias de base, por quê não aproveitar os jovens talentos revelados na equipe principal?
No atual time profissional, apenas o goleiro Julio Cesar foi remanejado da base, e mesmo assim não está assegurado como titular, já que o clube contratou há um mês o goleiro Renan, que era do Avaí.
Questionado por não utilizar os jogadores que se revelam na base, o técnico Tite diz que "os jovens jogadores ainda não estão prontos". Não dá para entender.
O Santos é o maior exemplo de que apostar na base dá resultados. Há 2 temporadas o time profissional é formado por jogadores que vieram da base: Felipe e Rafael (goleiros), Wesley, André, Neymar, Paulo Henrique Ganso, Alan Patrick, Alex Sandro, Danilo, Felipe Anderson, além de Robinho (em 2010) e Elano (em 2011) que também começaram a carreira na Vila Belmiro. O Santos foi bicampeão paulista em 2010/2011, campeão da Copa do Brasil de 2010 e está na final da Copa Libertadores de 2011, além de que, com exceção dos goleiros, todos os jogadores santistas citados estão na seleção brasileira. Mais resultado do que isso impossível. Apostando na base, o Santos tornou-se fornecedor de mão-de-obra qualificada.
Se o Corinthians consegue ser tão eficiente e promissor nas categorias de base, por quê então gastar tanto dinheiro na contratação de medalhões como Danilo, Emerson Sheik, Liedson, Alex, Jorge Henrique, Leandro Castán, entre outros, sendo que a solução com certeza está dentro do próprio Parque São Jorge?...

Um comentário:

edilson gau disse...

o corinthians tem que ser maior tambem ao divulgar sobre todas essas comquistas, o spfc,faz propaganda de tudo;o timao tem uma marca muito mais forte,mais influencia na midia,na historia,nos bastidores,estamos precisando ter como ex.,a naçao americana que sao unidos apos o periodo de eleiçoes pelo bem maior da naçao;a propaganda e a alma do negocio