quarta-feira, 21 de março de 2012

MESSI VAI SER MELHOR QUE PELÉ?


Lionel Messi entrou definitivamente para a história do Barcelona. E aos poucos vai se firmando dentro do seleto grupo dos gênios da bola. Porque craque é uma coisa, gênio é outra. O gênio faz tudo aquilo que o craque faz com mais encanto, com mais talento, com mais brilho. Gênios são decisivos.
Na vitória do Barcelona sobre o Granada por 5 x 3, pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol, o argentino Messi fez dois gols (um deles belíssimo) e alcançou a marca de 234 gols pelo time da Catalunha, tornando-se o maior artilheiro da história do clube, ultrapassando o ex-jogador César Rodriguez, que jogou entre os anos de 1939 e 1955 e fez 232 gols.
Messi tem 24 anos e tem um longo caminho pela frente. Fez 234 gols em 314 jogos disputados com a camisa azul-grená. Isso lhe confere uma média considerável de 0.7 gols por partida. E para quem diz que o craque não é tão craque quando atua pela seleção argentina, um dado interessante: ele já fez 22 gols em 68 jogos vestindo a camisa de seu país, com média de aproximadamente um gol a cada três partidas.
Falar de Messi dispensa comentários. Extremamente rápido e habilidoso, com faro de gol e técnica apurada, são algumas qualidades que já o colocam no seleto grupo dos gênios.
Messi simplesmente é o cara do futebol mundial na atualidade. E dificilmente algum outro jogador vai tirar dele mais um troféu de melhor do planeta neste ano. Ele já é o único jogador a receber da FIFA o prêmio de melhor do mundo em três anos seguidos. E vai receber novamente pelo 4º ano seguido em 2012.
Messi já está a frente de Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, e tantos outros craques. E pode ser que esteja no mesmo patamar de Zico ou Johan Cruyff, por exemplo. Mas para mim ainda está num degrau abaixo de jogadores como Garrincha, Zidane, Ronaldo, Romário, Beckenbauer, Matthäus, e até de seu compatriota Diego Maradona. Por quê? Porque esses conquistaram Copas do Mundo levando nas costas suas seleções nacionais. Foram protagonistas de Copas do Mundo e por isso tornaram-se gênios com certificados de excelência. Maradona e Zico, por exemplo, foram talvez os melhores jogadores que eu vi jogar. E considero uma das maiores injustiças do futebol o fato de Zico nunca ter conquistado uma Copa do Mundo. Mas, apesar de gênio, Zico não conseguiu tal façanha. Assim como Messi.
Agora, para finalizar, sobre a pergunta que dá título a este post, minha resposta é simples. Messi tem somente 24 anos, ou seja, tem pela frente pelo menos mais seis ou sete anos de futebol em alto nível. Se pode superar Pelé? Claro que pode. Mas tem o desafio de ter que fazer mais 800 gols e conquistar 3 Copas do Mundo na carreira. E como protagonista.
Por causa disso, Pelé ainda está bem acima de Messi. E Pelé não está no seleto grupo dos gênios, mas sim no grupo dos Reis do Futebol. E está lá sozinho. Pelo menos por enquanto.

Nenhum comentário: