sábado, 29 de setembro de 2012

DUAS VEZES CAMPEÃO POR ANO. E NO CENTENÁRIO.


Quem desdenha de um título é por que não o conquistou. Um time vive de quê? De títulos. E não importa a situação financeira do clube, o jogador que saiu, o jogador que chegou, a comissão técnica... O torcedor só quer saber de comemorar títulos. É o que vem na frente de tudo. Depois vêm as coisas "menos importantes" dentro de seu clube. Nada melhor do que visitar a galeria de troféus de seu time e "se orgulhar" diante de vários troféus. E se lembrar exatamente de onde estava e de qual maneira comemorou aquele caneco.
Tem torcedor por aí que vive dizendo "que não vive de títulos, mas de seu time". Pura bobagem. A primeira coisa que os torcedores "desse time" fazem é depredar CT, pichar muros e quebrar o ônibus do clube quando "seu time" perde um jogo considerado importante ou decisivo.
O Santos tem mantido a média de conquistar 2 títulos por ano. Campeão Paulista e da Copa do Brasil em 2010. Bicampeão paulista e campeão da Copa Libertadores em 2011. E tricampeão paulista e campeão da Recopa Sulamericana em 2012. Apesar da campanha fraca neste Campeonato Brasileiro, o torcedor santista continua orgulhoso de seu time.
Evidente que no ano do centenário, o santista esperava mais do Santos. Principalmente o tal do "elenco competitivo" que o presidente Luis Álvaro Ribeiro prometeu um ano antes. Esse elenco não veio. Mas apesar de tudo, o clube mantém a ótima média de dois troféus por ano, inclusive no ano do centenário.
O título da Recopa em 2012 premiou definitivamente o trabalho que começou a ser desenvolvido em janeiro de 2010, ano em que o Santos encantou o Brasil com o futebol irreverente da 3ª geração de Meninos da Vila. Esse trabalhou passou pelo tricampeonato da Copa Libertadores em 2011 e culminou com o troféu da Recopa conquistado há 3 dias. O Santos é o campeão da Recopa Sulamericana de 2012, com méritos, pois jogou contra um adversário difícil, a Universidad de Chile, a tradicional "La U", que é a atual campeã nacional de seu país e líder do torneio deste ano. O título sulamericano da Recopa recolocou o Santos no 1º lugar do ranking oficial da Conmebol, com 486 pontos, a frente da própria La U.
Enfim, título é título. E o time que não disputou esse ou aquele torneio, é por que não teve competência para isso.

Nenhum comentário: