segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O PALMEIRAS VAI CAIR DE NOVO?

Até há algumas rodadas atrás, eu não acreditava que o Palmeiras pudesse ser rebaixado para a 2ª divisão. Achava que haviam times piores do que ele. Agora essa possibilidade se torna cada vez mais real. Mesmo conquistando o título da Copa do Brasil de forma invicta, o time não se empolgou e segue numa sequência de maus resultados. Talvez o maior problema tenha sido justamente esse, o título da Copa do Brasil. A diretoria passou a acreditar que dava, mas não deu. Em 21 jogos no Brasileirão, o time somou 17 pontos. Ocupa neste momento o 18º posto na tabela e está a 5 pontos do Coritiba, que está em 16º lugar, a primeira equipe fora da zona de descenso. Coincidência ou não, ambos decidiram a Copa do Brasil deste ano.
Durante toda a campanha invicta da Copa do Brasil, o Palmeiras jogou apenas contra dois times da 1ª divisão: Grêmio e Coritiba. Os outros foram times fracos, de outras divisões, figurantes, meros coadjuvantes do torneio. No Brasileirão, joga contra times bem mais fortes, mais organizados, muito mais preparados. E daí tem toda dificuldade. O erro de planejamento é decorrente de um time bagunçado politicamente, onde seu presidente não aparece, não fala, não responde. Sempre desconversa e foge das perguntas diante das câmeras. O técnico Luis Felipe Scolari sempre ataca o elenco (que ele próprio ajudou a montar) e há quem o defenda. Outros dizem que o time joga sempre desfalcado, com times mistos. Mas afinal, quem é titular nesse time do Palmeiras? Onde estão ou quem são os jogadores considerados titulares? Artur, Thiago Heleno, Juninho, Tiago Real, João Vítor?... São titulares? Ou reservas de quem? O único "desfalque" de fato é o veterano e esforçado volante Marcos Assunção, 37 anos, perito em bolas paradas. Quem mais?
E daqui para a frente cada jogo é decisivo para o time de Felipão enquanto o torneio se afunila. E se o treinador pelo menos não "motivar" sua equipe, mista ou titular como queiram, o Palmeiras pode sim repetir a dose de 2003 e voltar a disputar a 2ª divisão 10 anos depois.

Nenhum comentário: