domingo, 23 de setembro de 2012

É O MURICY QUE DEPENDE DO NEYMAR!


Em aproximadamente 30 anos acompanhando futebol, poucas vezes vi um time tão inoperante quanto esse time do Santos neste Campeonato Brasileiro (e olha que atravessei os tempos nebulosos da década de 90). Com Neymar, a equipe tem requinte de campeã. Sem o craque, tem campanha medíocre e de time rebaixado. Mas não é o Santos que depende tanto de Neymar, como dizem por aí. É o técnico Muricy Ramalho que depende muito mais do Neymar do que o próprio time. Ficam as seguintes perguntas:
• Quem avalizou a saída do Ibson para o Flamengo?
• Quem concordou com a contratação do Bill?
• Quem deu a lendária camisa 10 para o Gerson Magrão?
• Como esquematizar esse time sem Neymar com 3 atacantes sem um meia para fazer a ligação com o ataque? (Detalhe: o meia, no caso Bernardo, está com o contrato de empréstimo vencendo e sempre fica no banco de reservas, somente entra no fim das partidas).
• Gerson Magrão e Arouca são meias de ligação? Arouca é um volante eficiente, habilidoso, avançado as vezes, mas não pode ter a função de servir o ataque. Pelo menos quando Neymar não está em campo. E o Magrão, ahhh o Gerson Magrão..esse não executa nenhuma função em campo.
• Não adianta escalar o Victor Andrade na função do Neymar. Ele não é a referência em campo. E não vai fazer o que o Neymar faz. Nem de longe. O máximo que ele tem feito é tentar cavar faltas próximas da área que seriam chances de gol se caso o Neymar estivesse em campo. Ou seja, não adianta nada.
• Está certo que o Léo também já não rende mais nada, mas insistir com o Juan na lateral esquerda é perda de tempo.
Entre essas e outras coisas, a conclusão é de que o Santos não joga bem sem o Neymar por que está mal treinado. Com o Neymar o time consegue vencer porque ele faz a diferença, chama a responsabilidade para si e tem talento para isso. O que acontece é que, quando Neymar está em campo, qualquer jogador que pega a bola, já levanta a cabeça e o procura. Daí lança a bola em sua direção e o põe na correria para decidir. E geralmente o moleque decide. Quando isso não dá certo, o time perde mesmo com o Neymar, como aconteceu na derrota para o Bahia por 3 x 1, em plena Vila Belmiro. Por isso que fica claro que o time não tem padrão de jogo e está mal treinado.
O elenco santista não é brilhante, inclusive com o Neymar também não é. Mas não é inferior à Portuguesa, ao Náutico, ao Bahia... Jogando na Vila Belmiro ou no Pacaembu tem que vencer, não pode dar vexame como aconteceu nos jogos contra Portuguesa e Bahia. E se o time tiver um pouco mais de organização tática, dá para vencer mesmo sem o Neymar. Ou pelo menos, ser mais competitivo.
O Muricy é bem mais dependente do Neymar do que o elenco santista. Sem o Neymar, o Muricy já teria sido dispensado do Santos pelos maus resultados. O Neymar tem sido a salvação de Muricy Ramalho.

Nenhum comentário: