quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

ALGUMA DIFERENÇA ENTRE MANO E FELIPÃO?


Qual é a diferença entre Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes? Quase inexistente. Em sua reestréia como técnico da "nova" seleção brasileira, isso ficou claro. A Inglaterra venceu o Brasil por 2 x 1, se impôs em campo durante toda a partida, neutralizou todas as possíveis jogadas do time de Felipão que até apelou para os chutes de fora da área, sem criação, sem velocidade. Alguma diferença dessa seleção atual e a seleção de Mano Menezes?
O que pesa a favor de Scolari é que com ele o Brasil foi pentacampeão mundial na Copa da Ásia de 2002. E depois disso, qual foi o título conquistado por Felipão? Ficou anos treinando a seleção portuguesa e nada demais. Aliás, Portugal perdeu a final da Eurocopa para a inexpressiva seleção da Grécia em 2004. De lá foi para o Chelsea-ING e não fez absolutamente nada. Voltou para o Brasil e em mais de 2 anos dirigindo o Palmeiras só conseguiu acumular vexames, um título "milagroso" da Copa do Brasil e logo em seguida o rebaixamento do time para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, a CBF o chamou para ser o técnico da seleção para a Copa do Mundo do Brasil de 2014.
Em termos de conceito de futebol, Mano consegue ser até mais moderno que seu sucessor. O Felipão é um técnico decadente, de conceitos ultrapassados, baseados no antigo estilo "família" que se denominou a equipe campeã mundial de 11 anos atrás. Deu vaga novamente ao goleiro Julio Cesar, no intuito de resgatar a imagem arranhada do goleiro depois do fiasco na última Copa do Mundo, disputada na África. Através dessa "confiança", o treinador busca a motivação extra do goleiro para que ele recupere sua auto-estima abalada. Será que isso funciona? E Ronaldinho Gaúcho? O meia precisa desesperadamente convencer para se firmar no time e participar de sua última Copa. Tanto que tirou de Neymar o direito de bater o pênalti contra a Inglaterra e desperdiçou a cobrança, "telegrafando" o canto para o goleiro inglês. Saiu de campo despercebido. Ronaldinho é um excelente jogador para o Atlético-MG, mas será difícil brilhar na seleção brasileira, como aconteceu diante da Inglaterra.
Felipão continua o mesmo. Começou na seleção da mesma maneira que deixou o Palmeiras: perdendo. Com sua visão, o futebol da seleção retrocedeu uns 15 anos.

Nenhum comentário: