segunda-feira, 13 de maio de 2013

CORINTHIANS NÃO APROVEITOU E O TETRA ESTÁ VIVO NA VILA


No sábado, quando li a possível escalação do técnico Muricy Ramalho para o 1º jogo da decisão do Campeonato Paulista, me assustei com a presença de Marcos Assunção como meia da equipe, substituindo o argentino Montillo. Na minha opinião, Marcos Assunção só seria titular se o futebol de campo fosse como no futebol de quadra. Ou seja, se ele pudesse entrar em campo somente para bater faltas e depois retornar para o banco de reservas. Veterano, Assunção já não tem mais a mesma condição física para permanecer em campo os 90 minutos num clássico contra um time que possui um conjunto forte e entrosado, e que toca muito bem e rápido a bola como esse time do Corinthians. E já não tem condição técnica para pensar e armar as jogadas ofensivas, por que num time que possui um Neymar na sua frente, a velocidade de raciocínio tem que ser tão rápida quanto a movimentação do atacante. E com Arouca e Cícero preocupados em proteger a defesa, mais um Renê Junior errando passes de 2 metros e um Assunção perdido na marcação e  na criação de jogadas, restaram Neymar e Miralles isolados na frente, sem atuar de fato. E o Corinthians sufocando de todas as formas possíveis, porque sabia que o título deveria ser conquistado no Pacaembu, ao poder levar uma vantagem de gols para a Vila Belmiro. Isso por pouco não aconteceu, seja pelas mãos do goleiro santista Rafael ou pela ansiedade do ataque corintiano. E tem coisa muito estranha acontecendo. Por exemplo: não é "normal" o zagueiro Durval fazer gols no Santos. E não é que em uma semana Durval já fez 2 gols em 2 jogos seguidos? E de cabeça. Aliás, cabeçadas certeiras, precisas, como as de um centroavante na cara do gol. Também não é normal uma sequência de boas partidas do goleiro Rafael. E foram de seus pênaltis defendidos que o time chegou às finais, mais as boas defesas e a coragem nas saídas de bola contra o Corinthians. Quem sabe até não foram os Deuses do Futebol que deslocaram a trave de lugar em alguns outros chutes do Paulinho? Para um time que se mostrava inoperante em campo, quem sabe não foi o gol do tão questionado Durval o do tetracampeonato?
O fato é que o Corinthians desperdiçou a chance de conquistar o título estadual na 1ª partida da final, no Pacaembu. Devolveu a chance inédita de ser tetra paulista para o Santos. Primeiro por que agora a decisão será no alçapão da Vila Belmiro lotada. E segundo por que acredito ser quase impossível o Santos jogar tão mal novamente, aceitar tanto o jogo do adversário como fez ontem nos primeiros 45 minutos. Aliás, ainda fiquei convicto de que realmente a seleção brasileira não agrega nada para Neymar. Foi a primeira vez que eu vi o Neymar do Santos jogar igual ao Neymar da seleção. Ele ficou restrito à atacar em somente um lado do campo (o esquerdo) e não foi nem de longe o atacante rápido e driblador que corre em todas as direções, confundindo a defesa adversária. É isso que o técnico Felipão tem passado de bom para ele?
Em resumo, na Vila Belmiro a pegada será outra e uma vitória pelo placar mínimo leva o título para a decisão por pênaltis.
E fica um alerta importante para o retranqueiro técnico Muricy Ramalho: somente depois da entrada do jovem Felipe Anderson, no lugar do veterano  Marcos Assunção na metade do 2º tempo, é que o time santista melhorou e reagiu na partida, equilibrou as ações e igualou o volume de jogo.O Santos sempre jogou para a frente, Muricy. DNA ofensivo, é o time que mais marcou gols na história do futebol mundial: 11.932 até ontem. Perder ou ganhar faz parte do futebol, mas não se pode deixar de lado a característica essencial e a identidade de um time, como aconteceu no 1º tempo do clássico de ontem.
E um recado também ao Corinthians: a bola pune. Sempre.

5 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo texto!! Ótimo!!
Ficou evidente que o SANTOS não jogou como pode, e muito menos o Neymar. A má influência dos técnicos pode pesar isso.
Como disse, o "time da marginal" não aproveitou e verá, domingo, o preço do desperdício. #TimeDaVirada #PraCimaDelesSantos ;)

Unknown disse...

Olha o que a influência faz! ;)

Alessandro disse...

Simplesmente concordo com você em gênero, número e grau.. rsrs E é uma influência natural, né..sem autoridade..rs Obrigado sempre!

Unknown disse...

Feito com toda vontade rs ;)

Alessandro disse...

Obrigado!