quarta-feira, 1 de maio de 2013

FELIPÃO MANTÉM NA SELEÇÃO O QUE FEZ NO PALMEIRAS


Há exatamente cinco meses escrevi sobre a chegada inesperada do técnico Luiz Felipe Scolari à seleção brasileira ( http://almanakfc.blogspot.com/2012/11/com-felipao-um-regresso-de-15-anos.html?spref=tw ). E aquele texto não poderia ser mais atual. Depois de 5 partidas comandando a seleção, Felipão tem o retrospecto desfavorável de uma derrota, três empates e apenas uma única vitória num amistoso beneficente disputado contra a Bolívia, um adversário fraco e que nem teve a vantagem da altitude, pois a partida aconteceu em Santa Cruz de La Sierra. Contra equipes mais fortes, o time brasileiro tropeçou: Inglaterra, Itália, Rússia e por último o modesto Chile com apenas 4 titulares, num empate de 2 x 2 dentro do estádio do Mineirão. A seleção de Felipão saiu do gramado fortemente vaiada. Foi como eu disse há cinco meses: nem a seleção e nem Felipão são mais os mesmos de 2002. O elenco mudou, o futebol mudou e o Felipão está estagnado ainda sob as velhas saudações da chamada "Família Scolari", que dizem ter sido a principal motivação pela conquista do pentacampeonato na Copa do Mundo da Ásia.
A grande verdade é que na seleção brasileira o Felipão continua fazendo exatamente o mesmo que fazia há pouco tempo quando ainda estava no Palmeiras: tropeçando. Felipão conseguiu rebaixar o Palmeiras pela 2ª vez nos últimos 10 anos. E estava no clube fazendo um trabalho de longo prazo, desde julho de 2010. Com ele, o time paulista teve uma série de fracassos e ganhou uma Copa do Brasil por não ter concorrentes. O único adversário forte que seu time enfrentou no torneio foi o Grêmio, nas semifinais. E só. Nem o mais otimista dos palmeirenses acreditava naquele título, que veio sabe-se lá de que maneira, talvez por desígnio dos Deuses do Futebol.
A prova de que o time era ruim e mal treinado veio com muitas derrotas que o  afundaram no Brasileirão e, com o desligamento tardio de Felipão, a diretoria do clube passou a batata quente para o técnico Gilson Kleina, que estava bem na Ponte Preta e que foi colocado às pressas na panela de pressão do efervescente Palmeiras. O time até que melhorou com Kleina na reta final, porém não havia mais tempo de recuparação e o "campeão da Copa do Brasil" foi rebaixado no Brasileiro com duas rodadas de antecedência.
O elenco montado por Felipão com João Vitor, Daniel Carvalho, Betinho, Obina, Pegorari, Carlos, Fabinho Capixaba, Luís Felipe, Gerley, Leandro Amaro, Wellington, Tinga, Patrik, Fernandão, Daniel Lovinho, Tadeu, João Denoni, entre outros, era sim fraco. Mas era tão inferior assim à Portuguesa, Bahia, Ponte Preta, Náutico e Coritiba? Esses foram os times que ficaram logo acima do Palmeiras na zona de rebaixamento do Brasileirão. E que não foram rebaixados. Será que o Palmeiras não tinha um nível pelo menos igual ao da Portuguesa? Do Bahia? Ou será que a culpa foi da comissão técnica chefiada por Felipão? Será que foram os "conceitos" de Felipão e de seu fiel escudeiro Murtosa que tornaram o Palmeiras tão inferior assim?
O palmeirense costuma sempre "blindar" o Felipão. Credita à diretoria e não ao ex-técnico a culpa pelo 2º descenso, que aconteceu dentro de um longo campeonato nivelado por baixo e cujo time foi montado com ajuda dele.
Não há diferença entre esse Felipão e o que rebaixou o Palmeiras. É um treinador retrógrado, retranqueiro, que não compreende o futebol como ele deve ser jogado hoje. Se pudesse, acionaria o "Medida Certa", da TV Globo,  para que fosse possível convocar Cafu, Roberto Carlos, Ronaldo e Marcos como goleiro. Mas olha o Rivaldo aí, Felipão. Esse ainda insiste em jogar e tá "fininho". Quem sabe ainda dá pra formar dupla com Ronaldinho Gaúcho em 2014?
A época do técnico Luiz Felipe Scolari já passou faz muito tempo.

2 comentários:

Unknown disse...

Bem explicado, ótimo texto!
Fica fácil ver que o Felipão não é boa opção. Não é aquele que ganhou a Copa, tudo mudou.
Vamos ver agora o que acontece na Copa das Confederações, vamos ver o resultado. E sem otimismo.
Um beijo! Parabéns SANTISTA!

Alessandro disse...

Só um fiasco muito grande na Copa das Confederações para tirar o Felipão do cargo nessa altura do campeonato. O que eu não acredito que aconteça. Obrigado pelos comentários sempre inteligentes. Beijo!