segunda-feira, 27 de maio de 2013

MAIS UM MENINO DA VILA QUE SE VAI. BOA SORTE, NEYMAR.


Já tive vários ídolos no futebol. Afinal, dos mais de 40 anos vividos, são mais de 30 anos acompanhando esse esporte fascinante. E jogando também, claro, desde moleque até a "aposentadoria" há alguns anos.
Porém, desde sexta-feira dia 24/05 estou tentando encontrar algumas palavras, alguma coisa para falar sobre a despedida de Neymar da Vila Belmiro. Me faltam palavras. E não que me falte inspiração, pois sua trajetória no Santos já seria motivo de total inspiração. É como se fosse alguém muito próximo, da família, talvez até um filho, que nos deixa para morar sozinho no exterior. É melhor para ele? Pode até ser. Mas não se dá as costas para a família jamais. Diante disso, acredito que falar de sua trajetória sejam as palavras mais sensatas para o momento.
Neymar da Silva Santos Jr esteve por 9 anos no Santos, desde os 12 anos de idade, das categorias de base até o dia 26 de maio de 2013. Estreou pelo time profissional em 7 de março de 2009, contra o Oeste pelo Campeonato Paulista, no estádio do Pacaembu, vitória santista por 2 x 1. Uma semana depois da estréia, marcou seu primeiro gol com a camisa santista, contra o Mogi Mirim, placar de 2 x 0, no mesmo Pacaembu. Fez 230 jogos pelo Santos e tornou-se o 62º atleta que mais vestiu a camisa do clube. Marcou 138 gols, que o consagraram como o maior artilheiro da Era Pós-Pelé e o 13º da história do Santos. Em pouco mais de 4 anos como profissional, conquistou 6 títulos: 03 Paulistas, 1 Copa do Brasil, 1 Copa Libertadores da América e 1 Recopa Sulamericana, além de mais 2 vices-Paulista e 1 vice-Mundial. Recebeu da FIFA o Troféu Puskás pelo gol mais bonito do mundo de 2011. Também recebeu todos os prêmios individuais possíveis nos torneios que disputou, de revelação, artilheiro e melhor jogador. Há 2 anos é titular absoluto da seleção brasileira.
Muito se fala sobre valores. Maior transação da história do futebol ou nem tanto. Saiu barato agora para não sair de graça depois? 40 milhões de euros ou 120 milhões de euros? Na verdade, isso nem importa tanto. O que importa de fato é a história que fica e os projetos que vêm.
A torcida santista sentirá a falta de mais um craque revelado que se vai em busca de novos ares e novos desafios, porém certa de que novos "Neymares" estão por vir. Por que na Vila Belmiro o raio está sempre caindo no mesmo lugar. Que sua passagem pela Europa acrescente mais em sua vida, seja financeira e/ou culturalmente, seja de qualquer forma. E que você se torne um homem cada vez melhor. Mas que Deus nunca permita que você deixe sua essência, sua alma de menino. Um menino da Vila.
Que Deus lhe abençõe e lhe dê bastante sorte. Obrigado de todos aqueles que amam o futebol-arte. Sua casa estará sempre de portas abertas. Por que nossos craques são revelados em nossa casa.

2 comentários:

Unknown disse...

Sabe que admiro bastante sua escrita e a forma de descrever toda essa paixão pelo futebol.
É um texto emocionante. Vejo que, além de torcedor do SANTOS, torce por aqueles que trouxeram tanta alegria, tantas vitórias.
Que a simplicidade desse menino nunca se perca. É meu desejo.
Parabéns pelo blog Santista.
Parabéns pela sensatez de sempre.

Grande abraço!

Alessandro disse...

Muito obrigado à você pela sua presença constante neste espaço! Beijos.