segunda-feira, 24 de março de 2014

PITACOS DA FASE DECISIVA DO "PAULISTINHA"

• O Santos é o melhor time do Campeonato Paulista. Com sobras, méritos, fatos e dados. Goleou o Corinthians, venceu o Palmeiras e empatou com o São Paulo. Fez 36 pontos na 1ª fase, um a mais que o Palmeiras, e é dono de um futebol ofensivo que marcou 39 gols em 15 jogos. O Palmeiras, por exemplo, o 2º melhor colocado no geral, fez 12 gols a menos. Absoluto com 100% de aproveitamento na Vila Belmiro, é o favorito para conquistar o 4º título paulista nos últimos seis anos.
• A Ponte Preta é uma enorme interrogação. Dependendo de sua postura na Vila Belmiro, pode surpreender, já que a molecada do Santos joga e deixa jogar, as vezes até peca pelo excesso de vaidade. Então o time de Campinas tem que sair para o jogo? Sim, é o único jeito, embora dessa forma tenha o risco de ser eliminada com uma goleada.
• O São Paulo passa de forma tranquila pela Penapolense, no estádio do Morumbi. É o jogo mais fácil e previsível de todos. Deve fazer uma das semi-finais contra o Santos. De novo, como já ocorreu em 2010, 2011 e 2012. Sendo eliminado em todas, diga-se de passagem. É, dos grandes, o que está há mais tempo sem vencer um estadual. Sua última conquista foi em 2005. Mas tudo bem, estadual não vale nada mesmo, né?
• Botafogo-SP e Ituano fazem o jogo onde realmente "tudo pode acontecer", como diz o técnico Muricy Ramalho (mas só nesse jogo). Ligeiro favoritismo para o Botafogo por jogar em Ribeirão Preto. E por estar ainda mais incentivado pela sua torcida devido ao rebaixamento do rival Comercial. Por outro lado, o Ituano venceu o São Paulo em pleno Morumbi. Venceu ou não venceu? Mas isso nem importa tanto.
• O Bragantino costuma "engrossar" contra os times grandes, especialmente em jogos decisivos. E não tem nada a perder, já que pode empatar e levar a decisão da vaga para os pênaltis. Será um jogo duro para o Palmeiras mesmo no Pacaembu, que não pode ter em campo a lentidão que geralmente tem. Mas o time do técnico Gilson Kleina deve passar.
• Como eu digo. Ser campeão do "Paulistinha" não significa grande coisa, pois dizem que "o torneio não vale nada". Mas quem perde ou é eliminado entra em crise. Ou, no mínimo, começa a ser bastante questionado.
• O corintiano ama o Campeonato Paulista. É o time recordista em títulos, com 27 troféus na galeria. Por isso grande parte dos corintianos estão frustrados com a eliminação precoce na 1ª fase, e acabam usando a desculpa dos tais "27 títulos" para tirar o foco, esconder o descontentamento e tentar aliviar a dor de uma campanha medíocre que sequer colocou o time entre os 8 melhores de um torneio feito para os quatro grandes do Estado chegarem, pelo menos, à etapa decisiva. Ficar um mês sem jogar é um baita prejuízo à imagem do clube, entre outros.
• Caberia à Federação Paulista de Futebol divulgar a tabela com as datas e horários dos jogos das quartas-de-final, porém o canal Sportv (que detém os direitos de transmissão) fez isso assim que se encerraram os jogos no domingo.

Nenhum comentário: