segunda-feira, 12 de maio de 2014

A IRA DE MURICY. AO VIVO.


Gabriel Boschilia é bom jogador, tem apenas 18 anos e foi recentemente promovido para o elenco profissional do São Paulo, após deixar os treinamentos no famoso CT de Cotia, a "Ilha de Caras" do futebol júnior no Brasil (só falta, de fato, revelar talentos). No último clássico entre São Paulo x Corinthians, empate em 1 x 1, pela 4ª rodada do Brasileiro, ele começou a entender que no time principal não dá para jogar "mais ou menos" e que precisa "estar ligado" o jogo inteiro, seguindo rigorosamente as orientações de seu treinador. Na visão do técnico Muricy Ramalho, um erro seu determinou o gol corintiano. Algo errado? Não. Desde que o Brasil inteiro não compartilhasse da sonora bronca dada pelo técnico ao vivo diante dos holofotes da imprensa, ainda na saída de campo após a partida. Muricy esbravejou contra o garoto, que foi "escoltado" por Paulo Henrique Ganso até o vestiário.
Se outro jogador tivesse feito o que Muricy fez, seria a coisa mais natural do mundo. Os jogadores discutem entre si e depois se entendem. Mas jamais o treinador. O vestiário é lugar sagrado dos boleiros, utilizado também para "lavar a roupa suja". Lá sim pode dar bronca, apontar os erros, cobrar os atletas. Mas expor o menino que até ontem treinava na base, diante da torcida e das câmeras de TV? Desnecessário.
Assim como fez com Felipe Anderson no Santos, Muricy pode estar cometendo o mesmo erro ao "queimar" o jovem Boschilia. Uma das funções do técnico é lapidar, dar oportunidade para um talento se desenvolver, se aprimorar. Não "fritá-lo" em público. Será que o moleque terá agora tranquilidade para jogar?
Por quê Renato Gaúcho sentou-se durante 10 minutos no gramado do Maracanã após a classificação do Fluminense às semi-finais da Copa Libertadores de 2008? Por quê Vanderlei Luxemburgo sempre deixava o gramado minutos antes do fim de uma decisão de campeonato? Porque era o momento de que dispunham para atrair os holofotes, para chamar a atenção. E foi isso que fez Muricy Ramalho. Tenso, pressionado porque sabia que a missão era vencer o clássico contra o Corinthians, ele conseguiu chamar a atenção ao partir para cima e berrar com o novato jogador ainda dentro de campo e depois na entrevista coletiva. Ou seja, desviou o foco do clássico para ele e Boschilia, que ainda está em fase de adaptação no time profissional.
Muricy Ramalho é ex-jogador, conhece os bastidores, sabe como a banda toca no mundo do futebol há décadas. Treinador experiente, vitorioso, bem sucedido, respeitado.
Mas neste episódio não teve a postura de um líder.

Nenhum comentário: