terça-feira, 4 de novembro de 2014

DICAS PARA UMA BOA CAMINHADA - NO CAMPEONATO


Você caminha com segurança?
Certamente, a maioria de nós não costuma pensar nisso.
Afinal, percorremos tantas vezes o mesmo caminho que acabamos não dando a devida importância para ele.
Contudo, isso não pode (ou pelo menos não deveria) acontecer.
A distração ou até mesmo o fato de subestimar os perigos são os fatores que mais causam acidentes de percurso.
Muitos times do Campeonato Brasileiro não fogem à regra e se descuidam na longa caminhada que vai de maio a dezembro. Portanto, seguem algumas dicas para o seu time:
- Tenha uma visão dinâmica, olhando também para baixo. Isso lhe fará evitar tropeçar nas pedras pequenas.
- Não cometa vacilos.
- Se caso tropeçar em alguma pedra pequena, a culpa pela desatenção é sua. Não queira repassar a derrota para o chamado "sistema", dizendo-se perseguido por ele.
- Você está caminhando pela regularidade dos pontos corridos. A fórmula é simples e infalível: o mais competente é o campeão, os menos qualificados são rebaixados.
- Lembre-se sempre de que não será tão simples ou fácil passar pelas pedras menores sem tanto esforço. Diversas vezes, patina-se sobre os pedriscos e vem o tombo. Se cair, será difícil se levantar e proseguir no mesmo ritmo dos outros a sua frente.
- Se você se perder no meio do caminho, o percurso poderá ficar escorregadio e sinuoso. Pior: você poderá cair nas armadilhas e levar sustos desnecessários.
- Não se iluda. Tenha consciência de seu potencial e não queira chegar até onde não pode ir. Aceitar suas limitações é o primeiro passo para progredir nas próximas caminhadas.
- Seja sempre bem orientado e não fique trocando de direção o tempo todo. Tenha esquemas e variações táticas, alternativas de jogo, mas procure sempre manter o foco com a mesma direção.
- Esteja sempre motivado. E não fique reclamando das regras o tempo inteiro, do calendário, da arbitragem, enfim, evite se desgastar procurando "justificativas" para seu desempenho.
- Se o ambiente estiver favorável, continue andando forte e ofensivo, jamais pare ou recue. Caminhe sempre para frente, mantendo o ritmo.
- Não seja medroso. Tenha coragem.
- Caminhe concentrado. Do começo ao fim.
- Planejamento é tudo. Quem se prepara melhor, consegue pegar impulso no começo e se distancia dos demais.  Com isso, passa a enxergar a linha de chegada com antecedência.
- Tenha força, qualidade técnica, conjunto, recursos. Isso lhe dará confiança e regularidade.
- Respeite os adversários, especialmente aqueles que correm pelas beiradas. Normalmente superam muitos tidos como "favoritos" pelo caminho.
- Não queira explicar o que não tem explicação. Se escorregou demais, é porque vacilou demais.
- Não se empolgue muito. As vezes isso pode lhe fazer perder o fôlego na reta final.
- Tenha comando.
- Seja responsável, mas tenha alegria. Seja irreverente, atrevido, ousado. Divirta-se o máximo possível enquanto caminha. Essa é a "alma" e a "essência" do jogo.
- Evite ser o "cavalo paraguaio" ou o destemido "Robin Hood" que tropeça inesperadamente várias vezes, se atrapalha com as próprias pernas, sucumbe às armadilhas, escorrega com frequência nas pedras menores.
- Não seja teimoso, acreditando sempre que é superior aos outros, insistindo nas contas contra o relógio e o mapa do caminho. No final, terminará sendo apenas um perseguidor insinuante de quem está na frente.
- Jamais acione o "piloto automático" próximo da linha de chegada (principalmente se estiver em primeiro lugar).
Mais do mesmo. Talento, foco, ousadia e determinação lhe fazem caminhar com segurança. Quase tudo aquilo que a maioria, distraída e soberba ao mesmo tempo , não costuma pensar.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo texto! Um dos melhores que já li!
Caminhando sempre com segurança. Devagar e sempre.
Beijo! ;)

Alessandro disse...

Manter o ritmo, sempre adiante, com alegria. Obrigado! Beijo.