sexta-feira, 6 de março de 2015

A VOLTA DO MATA-MATA PELO DINHEIRO DA TV?

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Campeonato Brasileiro com mata-mata ou pontos corridos?
Eis a pergunta que, vira e mexe, sempre vem a tona. É claro que a fórmula mais justa é a de pontos corridos. O melhor é campeão e o pior é rebaixado. Simples assim. Ademais, todos os outros torneios já são realizados em sistemas de mata-mata: Estaduais, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. Porém, se for para a felicidade geral das finanças, a emoção dos mata-matas vai superar a razão dos pontos corridos. É isso mesmo. Em nome de mais dinheiro para os clubes e mais audiência para a emissora que detém os direitos de transmissão, o mata-mata está batendo à porta.
Toda a discussão pela mudança no regulamento do Campeonato Brasileiro ganhou força porque a TV Globo anda preocupada com a queda de audiência nos jogos de quarta-feira a noite. É claro que se o horário dos jogos fosse antecipado das 22h00 para as 20h00, teria mais audiência e até mais público nos estádios, ou seja, agradaria a todo mundo, até aos jogadores. Mas isso é inconcebível. Afinal, tal medida afetaria a grade de programação (leia-se "novela"). A emissora prefere entender que o sistema de pontos corridos é modorrento, sem graça, e que não desperta no torcedor-telespectador a mesma emoção dos mata-matas. E mais audiência significa mais receita em publicidade.
Os clubes, quase todos falidos com uma ou outra exceção, resolveram negociar a mudança porque estão indignados com as novas cotas de TV a serem pagas a partir do ano que vem. De acordo com a nova tabela de valores estipulada pelos critérios de audiência da emissora, os "mais queridos" Corinthians e Flamengo vão receber 385% a mais do que times como Coritiba, Sport, Bahia e Atlético-PR, por exemplo. Enquanto o Corinthians receberá R$ 170 milhões, o Coritiba ficará com "apenas" R$ 35 milhões. Uma diferença de R$ 135 milhões por temporada. O São Paulo, em 3º lugar no ranking, vai receber R$ 60 milhões a menos que os dois times mais abastados pela televisão.
O retorno de Eurico Miranda à presidência do Vasco promete apimentar bem mais essa discussão, uma vez que o dirigente é desafeto da TV Globo e já declarou que "não aceita receber menos que o Flamengo".
Veja abaixo a nova tabela dos valores de cotas de TV para os clubes a partir de 2016 e a diferença exorbitante entre quem está no topo e no rodapé:

Corinthians e Flamengo – R$170 milhões cada
São Paulo – R$110 milhões
Palmeiras e Vasco – R$100 milhões cada
Santos – R$80 milhões
Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Fluminense e Botafogo – R$60 milhões cada
Coritiba, Goiás, Sport, Vitória, Bahia e Atlético-PR – R$35 milhões cada


É claro que não se discute o tamanho das torcidas de quem recebe mais e de quem recebe menos. E é claro também que o critério de audiência atende essencialmente esse quesito. O grande problema é a diferença de valores em relação às temporadas passadas. A cada novo contrato, aumenta o distanciamento financeiro dos clubes de menor expressão para os de maior destaque na mídia. Esse fator pode provocar a chamada "espanholização" do futebol brasileiro, com dois clubes ricos e poderosos, dois ou três "aparecendo pelas beiradas" e os demais como eternos coadjuvantes. Contudo, com a audiência em queda, não existe a menor possibilidade dessa tabela ser revista pela TV Globo. A única forma seria um novo formato de disputa que possa gerar mais aparelhos televisores sintonizados no futebol da emissora. Os times, que há muito tempo são reféns do dinheiro que vem da televisão, não teriam outra alternativa a não ser aceitar uma eventual proposta para ressuscitar o velho mata-mata também no Campeonato Brasileiro. Afinal, o dinheiro da televisão é a maior receita da esmagadora maioria dos clubes que não ficam ricos nem pagam suas dívidas com o montante recebido, mas pelo menos conseguem sobreviver a cada temporada.
E por fim uma pergunta de vestibular: Corinthians e Flamengo são mais transmitidos porque têm mais torcida ou têm mais torcida porque são mais transmitidos?


Fontes: site Yahoo! Esportes  http://migre.me/oU4Sh e portal Mídia Esporte http://migre.me/oU5GN

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