domingo, 14 de fevereiro de 2016

PARA SECAR OU TORCER, VEM AÍ A COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA!

*por Juliane Madison

Olá torcedores,


Esta semana terá início o maior campeonato das Américas, a Copa Libertadores. E como diz um dos cantos da torcida do Palmeiras, "a Taça Libertadores obsessão" de todos os clubes que estão envolvidos nesta disputa e quem sonha um dia disputar.
Neste ano, temos uma grande expectativa, uma vez que vem sendo citada por muitos como "a Libertadores mais difícil dos últimos anos", tendo em vista que praticamente temos os grandes clubes de todos os países que disputam e hoje falaremos aqui alguns destaques de cada grupo desta competição:

Grupo 1: River Plate, São Paulo, The Strongest e Trujillanos.
Grupo 2: Nacional, Palmeiras, Rosario Central, River Plate-Uru
Grupo 3: Boca, Bolivar, Deportivo Cali, Racing
Grupo 4: Atletico Nacional, Huracán, Peñarol, Sporting Cristal
Grupo 5: Atletico MG, Colo-Colo, Independente del Valle, Melgar
Grupo 6: Grêmio, LDU, São Lorenzo, Toluca
Grupo 7: Deportivo Táchira, Olimpia, Emelec, Pumas Unam
Grupo 8: Cerro Porteño, Cobresal, Corinthians, Santa Fé


Na análise do Grupo 1 temos a camisa "pesada" e grande favorito River Plate que é o atual dono da taça, mas hoje está apenas na quarta colocação do Campeonato Argentino. O São Paulo manteve sua base de 2015, mas depois de um ano com altos e baixos, obteve sua classificação na Pré-Libertadores contra o Cesar Vallejo em jogos fracos tecnicamente. A classificação veio de forma considerada magra e o time do técnico Bauza terá trabalho principalmente no setor defensivo para se encontrar. O time do The Strongest se favorecerá da altitude para ter pontos a seu favor e, por fim, o time do Trujillanos pouco conhecido não parece ser grande ameaça para os favoritos deste grupo.

No Grupo 2 vemos um dos mais difíceis e o Palmeiras não terá vida fácil. No campeonato estadual o time vem sofrendo em jogos considerados fracos e com a ameaça da queda de seu técnico vem sendo considerado a "zebra" brasileira da competição pela imprensa, porém a camisa e a torcida podem fazer a diferença. Um dos favoritos deste grupo, o Nacional é o atual campeão uruguaio, porém em 2016 é apenas o quarto colocado de sua divisão. O Rosario Central é um time catimbado que promete deixar a briga por classificação ainda mais difícil. Por fim, teoricamente o mais fraco deste grupo é o River Plate, do Uruguai, que foi goleado na pré-temporada pelos reservas do time do Palmeiras. Mas, como dizem, jogo é jogo e treino é treino, vamos aguardar.

No Grupo 3 o grande favorito Boca Juniors teve punição e jogará de portões fechados, podendo assim complicar sua classificação uma vez que a torcida é um ponto forte de sua equipe.

No Grupo 4 Peñarol e Atlético Nacional tem juntos o peso das maiores camisas do futebol sul-americano, sem dúvida os favoritos deste grupo. O time do Huracán sofreu um grave acidente, o ônibus que levava a equipe ao aeroporto acabou perdendo o freio e capotou na estrada, o meia Toranzo amputou parcialmente 4 dedos do pé esquerdo e outros jogadores se feriram parcialmente, não sabemos como este time irá lidar com tal adversidade.

No Grupo 5 o Atlético-MG é um dos favoritos e conseguiu manter sua base e ainda se reforçou principalmente com a vinda de Robinho que tende a fazer gols. Na disputa deste grupo, o principal adversário do Galo é o Colo Colo, atual campeão do Torneio Apertura do Chile.

Grupo 6 é outro"grupo da morte". O Grêmio será, na teoria, o brasileiro com os confrontos mais difíceis nesta Libertadores, reencontrará o San Lorenzo (time do Papa) que o eliminou em 2014 e a chance de o fim ser o mesmo é enorme. Atualmente, o Grêmio está na terceira colocação do Campeonato Gaúcho e chegou antes ao México para se ambientar com a altitude, já que enfrentará o Toluca na quinta-feira.

No Grupo 7 temos o Deportivo Táchira campeão venezuelano, vice-campeão equatoriano o Emelec, o favorito Olímpia e, por fora, o Pumas que tentará a classificação.

Grupo 8 é o do Corinthians que "na teoria" está no grupo mais fácil desta Libertadores. A equipe do técnico Tite tem seu maior adversário o o Independiente Santa Fé, atual campeão da Copa Sul-Americana. Os demais times deste grupo podem ser considerados como "zebras".

Haja coração, amigo! E a Libertadores é emoção, seja para secar ou seja para torcer, vamos comentar e vamos palpitar.
E para você, quem será o campeão de 2016?


* como todo brasileiro, Juliane Madison tem um pouco de comentarista esportivo, técnico de futebol e árbitro. Apaixonada por esporte, colabora com o AL MANAK FC publicando suas ideias e seu ponto de vista sempre apurado.

Nenhum comentário: