quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O INFERNO ASTRAL DE LUXEMBURGO

Não lembro de Vanderlei Luxemburgo como jogador, mas sei que ele era um lateral meio volante mediano do Flamengo, sempre à sombra de Junior, este sim um craque. Como treinador, Luxemburgo fez escola. Começou no pequeno Bragantino (que um dia sonhou se tornar grande, mas não conseguiu), chegou a ser campeão paulista e vice-campeão brasileiro pelo clube do interior de SP. Depois colecionou títulos por Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Santos. Foi técnico da seleção brasileira e, em 2005, após ser campeão brasileiro do ano anterior com o Santos, viveu seu melhor momento no futebol ao ser contratado pelo galáctico Real Madrid-ESP. Assim como na seleção brasileira, Luxemburgo não teve êxito em gramados espanhóis (a começar pelo seu engraçado "portunhol") e retornou ao Santos para ser bi-campeão paulista em 2006 e 2007. Foi para o Palmeiras e de novo foi campeão paulista em 2008. E parou por aí.
Em 2009 foi dispensado pelo Palmeiras depois de uma confusão envolvendo o jogador Keirrisson. Ficou um tempo sem clube e novamente foi contratado pelo Santos, mas terminou o Brasileirão com o time numa posição intermediária da tabela, além de bastante contestado por deixar Neymar e Ganso no banco de reservas em diversas partidas. Em 2010, a possível "ressurreição" de Luxemburgo, contratado pelo Atlético-MG do jeito que ele mais gosta: com um "projeto". À sua disposição, um dos melhores CTs do Brasil, folha salarial em dia e um elenco de boa qualidade, montado por ele próprio. Mas o Atlético-MG de Luxemburgo e como Luxemburgo gosta também não deu certo. Foi eliminado da Copa do Brasil pelo Santos (com Neymar e Ganso brilhando como titulares absolutos), e o pior, o time passou quase todo o Campeonato Brasileiro na zona de rebaixamento. Depois de vários resultados ruins e de uma humilhante goleada sofrida no Rio de Janeiro para o Fluminense por 5 x 1, Luxemburgo foi trocado por Dorival Jr, que fez ótimo trabalho no Santos. Luxemburgo se reservou e disse que era "preciso se reciclar". Na época, o ameaçado Flamengo demitiu um interino, Rogério Lourenço, contratou e logo em seguida demitiu Silas (que não tinha carisma da torcida, nem do elenco) e por fim resolveu trazer Vanderlei Luxemburgo, que aceitou. O treinador então fez juras de amor ao clube que o revelou como jogador e começou a possível "retomada" do Flamengo no Brasileirão. Mas este é o cenário atual:
Luxemburgo encontrou o time numa situação bastante incômoda, pouco a frente da zona de descenso. E depois de várias rodadas, o Flamengo continua do mesmo jeito, 4 pontos apenas a frente da zona de descenso. Ou seja, Luxemburgo não conseguiu fazer a equipe melhorar, pelo contrário, a situação pode até piorar, se de fato o time entrar na zona da degola, o quê não é nada difícil de acontecer. Se o atual campeão brasileiro cair para a 2ª divisão nas mãos do treinador, este ano será com certeza o apocalipse de Luxemburgo. E daí sim ele terá mesmo que "se reciclar" obrigatoriamente, pois qual clube irá contratá-lo para a próxima temporada?

6 comentários:

João Paulo disse...

Eu quero esse cara bem longe do meu Palmeiras!
Que volte para o Santos!...rs

Alessandro disse...

Ele ainda está bem perto do Palmeiras, pode ter certeza. E do Santos, nem tanto. Pois partiu dele mesmo que "nunca mais voltaria ao clube", devido à confusão causada por André, Robinho, Neymar e cia antes do jogo contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil. O Luxemburgo se acostumou bastante a "ganhar" e agora tem sido difícil para ele aprender a "perder".

João Paulo disse...

Estão fazendo de td pro corintians ser campeao esse ano. Fala serio...

Anônimo disse...

Gilberto diz....

No futebol as $$ sempre falam mais alto; basta um time fazer uma boa oferta e logo o passado é esquecido. Portanto Santista .... nunca diga nunca....

Alessandro disse...

É verdade. Mas nesse caso, o presidente do Santos, Luis Álvaro Ribeiro, é desafeto de Vanderlei Luxemburgo e já disse que enquanto estiver dirigindo o Santos, Luxemburgo não aparece por lá.

Alessandro disse...

É sim João Paulo...o Brasileirão já está sob suspeita. E de novo envolvendo o Corinthians...