sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

BARCELONA DIZ QUE NO BRASIL HÁ APENAS 6 CLUBES GRANDES

Melhor time de futebol do planeta na atualidade (e já considerado como um dos melhores da história do futebol), o Barcelona publicou em seu site oficial um texto onde reconhece apenas 6 clubes como grandes no futebol brasileiro. São eles: São Paulo, Santos, Flamengo, Internacional, Grêmio e Palmeiras.
O texto causou indignação em parte da imprensa brasileira, pelo fato de clubes como Vasco, Corinthians, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Atlético-MG não estarem presentes na lista dos chamados "grandes" do Brasil, na visão do clube espanhol. Da lista dos não-citados, até concordo que Vasco e Cruzeiro poderiam ter sido lembrados, pois assim como os "eleitos", também já foram campeões sulamericanos, por exemplo. Se bem que isso não chega a ser um critério para se tornar grande, uma vez que clubes inexpressivos como o Once Caldas-COL também já foi campeão da Copa Libertadores em 2004, ou até mesmo o São Caetano que, em 2001, quase chegou lá ao ser vice-campeão, caindo na final diante do Olímpia-PAR. Mesmo que tivesse sido campeão da Libertadores em 2001, o São Caetano hoje seria considerado grande? Claro que não.
Por outro lado, me causa estranheza a "indignação" em relação à Corinthians, Fluminense, Botafogo e Atlético-MG. Alguém se lembra do Atlético-MG ter ganho um título expressivo nos últimos 20 anos? 30 anos? Somente Campeonatos Estaduais, nem Copa do Brasil os mineiros conquistaram, nenhum título de nível nacional pelo menos. E o Botafogo? Sua última conquista nacional foi em 1995, contra o Santos, num título vencido sob bastante suspeita pelos erros grosseiros do então árbitro Marcio Rezende de Freitas. O Fluminense ganhou um Brasileirão em 2010 depois de 26 anos de jejum. E mais nada. Mas e o Corinthians? Por que deveria figurar na lista elaborada pelo Barcelona? Aliás, o time do Parque São Jorge é tão desconhecido na Europa que o próprio Barcelona rejeitou um pedido de amistoso que seria realizado em julho passado no Pacaembu, mesmo mediante um cachê de R$4,5 milhões. O Corinthians é um grande clube para os brasileiros, por ter a 2ª maior torcida do país, mas ainda não do Brasil. Precisa de um título internacional.
Portanto, concordo com os espanhóis que hoje mandam no futebol do mundo. Só colocaria na lista Vasco e Cruzeiro para não cometer nenhuma injustiça. O resto é o resto.


fonte:  site IG Esporte/ Futebol   http://migre.me/7lp4j

5 comentários:

Anônimo disse...

O Barcelona está corretíssimo....
Deixa os corinthianos quietinhos aqui.
Quando se está por cima se fala de tudo.
Sou corinthians e torço para o corinthians.
O Santos vive de passado.
Palmeiras nem se fala.
O São Paulo tá em decadência.

E ganhando ou não, sou Timão.
Torcer para o Corinthians é diferente.

Os espanhóis nunca mais irão se esquecer do GRANDE Santos.Dá uma olhada nesse site.

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1028392-tv-satiriza-neymar-e-a-goleada-sofrida-para-o-barca-no-mundial-veja.shtml

Xandão / Mogi

Alessandro disse...

Já vi esse video, bastante criativo.
E me diz uma coisa: um time que conquistou 4 Paulistas, 2 Brasileiros, 1 Copa do Brasil e 1 Libertadores nos últimos 10 anos vive de passado? hahahaha... Torcer para o Corinthians com certeza é diferente mesmo. Não existe passado, nem presente. Detalhe: cada time tem seu Tolima. O Tolima do Santos é o Barcelona. O Tolima do Corinthians é o Tolima mesmo! hahahaha...

Alessandro disse...

O Barcelona é um clube grande e por isso sabe definir um clube como grande. Realidade que incomoda, fazer o quê...

Joao Paulo disse...

Poxa, eu não tinha visto esse vídeo. Muito engraçado hahaha. Sacanagem hein....

Alessandro disse...

Esse programa é da Catalunha, região da Espanha que há muito tempo quer se tornar independente da Espanha. O alvo dos humoristas geralmente é o Real Madrid. Dessa vez, pelas circunstâncias, foi o Santos. Mas eu também gostei, achei legal.