domingo, 18 de dezembro de 2011

O MEDO DE PERDER TIRA A VONTADE DE GANHAR


O Barcelona é o melhor time de futebol do planeta. Uma seleção com os melhores jogadores e o melhor treinador. Um time que deve ser respeitado sim. Porém, sem exagero. E o técnico Muricy Ramalho exagerou tanto na dose de respeito ao time espanhol que o respeito se tornou medo. Escalou 3 zagueiros numa retranca bastante desorganizada. O time do Santos se acovardou na final do Mundial de Clubes. Foi uma equipe apática, desorganizada, perdida em campo, incapaz de oferecer algum perigo ao Barcelona. E isso tornou as coisas ainda mais fáceis para a turma de Xavi, Messi e Iniesta. O Barcelona, mais uma vez, teve a esmagadora maioria do tempo de posse de bola e chegou a encurralar o Santos em vários momentos da partida. O toque de bola, sempre preciso, de novo foi a principal arma dos espanhóis. O Santos, ridiculamente retrancado ao extremo, chamou o Barcelona para o seu campo. Foram dribles, passes, lançamentos, toque de bola envolvente, 2 bolas na trave e 4 belos gols. No apito final do árbitro, o placar de 4 x 0 ainda foi bom para os santistas. Não houve sequer um jogador do Santos que teve destaque no jogo. Muricy assistiu o jogo como se fosse um espectador privilegiado, viu o melhor time do mundo bem de perto, e sem pagar ingresso e a viagem. Nada fez para tentar mudar o panorama do jogo. Ganso e Neymar sumidos dentro de campo. Neymar e Borges ainda perderam gols que, com certeza, Messi e Fábregas não perderiam.
O maravilhoso time do Barcelona conquistou mais um título. E eles são assim. Entram em todos os campeonatos para ser campeões, não importa o grau de importância. Não há adversários que possam fazer frente para eles. Real Madrid, Milan, Internazionale, Manchester United ou Santos, que neste ano foi o melhor da América do Sul. E todos esses times citados perderam de goleada. E todos esses times sentiram medo de jogar contra o Barcelona.
O futebol ainda tem bastante a aprender com o excepcional time do técnico Pep Guardiola. Eu costumo dizer que todo clube tem sua "boa fase". E é preciso aproveitar essa boa fase. O Barcelona está aproveitando totalmente. E mais: deixando seu futebol dos sonhos na história desse esporte.

2 comentários:

Lucão disse...

Também pode ser assim com muita vontade de ganhar perde.(entrando convencido).

Alessandro disse...

Mas quem deveria estar convencido era o time espanhol. E o Barcelona em nenhum momento menosprezou o time do Santos. Apenas jogaram futebol e venceram sem deixar dúvidas de quem manda no futebol do mundo.