sexta-feira, 5 de abril de 2013

ATLÉTICO-MG: FUTEBOL TOTAL, OFENSIVO E COM ALEGRIA.


O Atlético-MG é atualmente o melhor time do Brasil. Joga um futebol vistoso, envolvente, ofensivo, que respeita o adversário fazendo muitos e belos gols. Bastante parecido em gênero, número e grau com o time do Santos de 2010, um dos melhores ou talvez o melhor time de futebol que eu vi jogar em mais de 40 anos de idade. E olha que eu vi grandes times jogarem, como a fantástica seleção brasileira de Telê Santana na Copa de 1982, o Flamengo de 1981 a 1983,  O São Paulo de Telê Santana dos anos 90, o Palmeiras da "Era Parmalat", o Corinthians de 1998 a 2000, o Santos dos Meninos da Vila de 2002, o Barcelona de 2005, o encantador Santos de 2010 e o brilhante Barcelona dos últimos anos. O Atlético-MG, com Jô, Ronaldinho Gaúcho e Bernard, ainda não entrou para o meu seleto grupo dos "Times Mágicos", como esses citados acima. Mas já está bem encaminhado. Tenho visto alguns jogos do atual Atlético-MG. Assisti, por exemplo, o jogo de volta contra o Arsenal de Sarandí-ARG, pela Copa Libertadores da América. O placar? 5 x 2 para os mineiros. Porém, isso nem importa tanto. O time joga por música, solto, envolvente. Os gols saem naturalmente, em jogadas excepcionais. A troca de passes privilegia a posse da bola, feita em cascata, avançando sempre em direção à defesa adversária. O time segue com a bola em velocidade e em círculos, sendo que todos os jogadores participam das jogadas. Além de bonito, é também um futebol coletivo "solidário". Ou o chamado "futebol total", exatamente como o Santos do técnico Dorival Junior fazia em 2010. Aos times adversários só resta o recurso da falta, tão necessário para equipes menos favorecidas tecnicamente. Cada jogador do Atlético sabe onde está o outro companheiro, sem precisar vê-lo. Me lembro de entrevistas dadas por Robinho e Ganso, na temporada de 2010, que diziam saber onde estava um companheiro no campo de acordo com o "assobio". Eles ensaiavam isso. Um assobio significava uma determinada posição, dois assobios era outra, e assim por diante. Isso é futebol, é malícia, é criatividade, é jogar com alegria. Aliás, Dorival Junior é exatamente o oposto de Muricy Ramalho, por exemplo. Joga sempre para a frente, sem medo, sempre com o propósito de fazer gols, de vencer. É claro que por causa disso deixa a defesa bastante exposta, vulnerável, e o time acaba levando gols também. Mas se fizer 4, qual o problema de levar 2? Se fizer 5, qual o problema de levar 3? Assim era o Santos de 2010, que tanto encantou o Brasil com seu futebol arte.
Há exatos 3 anos, em abril de 2010, o Santos era o time com maior média de gols do futebol mundial: havia marcado até então 93 gols em 27 partidas, ou seja, média absurda de 3.44 gols por partida. O Santos encantava a todos com goleadas por 10 x 0, 8 x 1, 9 x 1, entre outras, no Campeonato Paulista e Copa do Brasil. Da mesma maneira que faz agora o Atlético-MG, com goleadas, jogando bonito e batendo recorde: foram 10 jogos e 10 vitórias divididas entre Campeonato Mineiro e Copa Libertadores. É o primeiro time classificado e o único com 100% de aproveitamento na etapa de grupos do torneio sulamericano.
O técnico Cuca também sempre montou e comandou ótimos times, como esse agora do Atlético-MG, liderado pelo veterano e craque Ronaldinho Gaúcho. O grande problema de Cuca é conquistar títulos, pois seus bons e competitivos times acabam ficando pelo caminho.
Então a pergunta: - O quê falta para esse estonteante Atlético-MG entrar no hall dos "Times Mágicos"?
Exatamente um título. Expressivo. Da Libertadores, por exemplo. Seria a coroação final desse belo trabalho que, finalmente, vem sendo feito no Atlético-MG. Porque os torcedores atleticanos estão aguardando por um título importante há muito e muito tempo. Além de coroar um trabalho, um título assim se faz necessário e urgente.
E qual é o segredo dos "Times Mágicos"? Vibração, alegria, entrosamento, fazer do ataque a melhor estratégia de defesa. Jogar bonito e para frente é o diferencial. O resto acontece naturalmente.

fonte: site Terra Esportes http://migre.me/dZFmJ

Nenhum comentário: