quarta-feira, 22 de maio de 2013

CORINTHIANS IMPEDE TETRA DO SANTOS E É CAMPEÃO PAULISTA


O técnico Vanderlei Luxemburgo, apesar de estar num longo jejum de títulos, certa vez declarou que "numa disputa de mata-mata, o primeiro jogo é mais importante que o segundo". E que na visão dele, "fazer o primeiro jogo em casa é melhor do que a decisão". Concordo. Se o time que fizer a primeira partida das finais em casa já consolidar o resultado, terá a ampla vantagem de administrar a decisão final na casa do adversário.
Foi exatamente o que fez o time do Corinthians na decisão do Paulistão contra o Santos. Jogando primeiro no Pacaembu, venceu por 2 x 1 e levou para a Vila Belmiro a vantagem do empate ou de até perder por um gol de diferença (o que resultaria em cobrança de pênaltis). O Santos, diante de uma equipe acostumada a segurar resultados e jogar com o regulamento debaixo do braço, bem que tentou, mas não conseguiu mais do que um empate em 1 x 1 que deu o 27º título estadual ao Corinthians. O técnico Tite sabe armar muito bem seu time para se defender, segurar o placar, administrar o resultado. E isso se tornou mais fácil porque ganhou a primeira partida em casa, o que lhe permitiu jogar bem mais concentrado e com mais tranquilidade depois na Vila Belmiro.
Por tudo que fez no campeonato e por ter um time de conjunto forte e bem entrosado, o time do técnico Tite fez por merecer o título. Especialmente o treinador que, mais uma vez, mostrou ter o time nas mãos.
Por outro lado, foi lamentável ver os sinalizadores acesos em boa parte da torcida do Corinthians durante o 2º tempo da partida, sendo que alguns ainda foram arremessados para dentro do gramado. Como os torcedores conseguiram entrar no estádio com tais artefatos, já que existe uma medida de segurança imposta pelo TJD-SP coibindo o uso de sinalizadores por torcedores? Por quê os corintianos não usaram sinalizadores na partida de ida, no Pacaembu? Isso foi uma vergonha, um tapa na cara das autoridades. A mesma torcida que foi protagonista no episódio da morte de um garoto boliviano há pouco mais de 3 meses,  justamente por uso indevido de um tipo de sinalizador, agora volta a utilizar sinalizadores nas arquibancadas? E dentro de um estádio lotado, em final de campeonato? A provável multa ao clube que pode chegar a no máximo R$ 100 mil é muito pouco para tamanha imprudência.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É preciso reconhecer que o Corinthians fez o dever de casa e conseguiu segurar o resultado no segundo jogo, mesmo assim perdendo boas oportunidades.
Por todos os textos já lidos aqui e pelos jogos (apesar de saber pouquíssimo), vejo que a tática e o modo de jogo do Muricy talvez não seja melhor opção para o tão amado Alvinegro Praiano.

Ótimo texto! Parabéns pelo blog! :)

Alessandro disse...

Obrigado mais uma vez pelos comentários e certamente você não "sabe pouquíssimo", como diz. Tem bastante conteúdo no que escreve, sabe o que fala sim. Por quê? Porquê o Corinthians fez exatamente o dever de casa, segurou o resultado na partida final e o Muricy não tem o perfil para ser técnico de um time que possui identidade ofensiva. Beijos!